
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Arthur Gomes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Fernanda Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-22T17:19:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-22T17:19:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Recurso Educacional dissertação Arthur | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131229 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esse Recurso Educacional é produto de uma dissertação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, do polo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Na dissertação estão descritas as bases teóricas e metodológicas que fundamentam as atividades aqui encontradas. O Manual do Professor é composto de aulas com o objetivo de ensinar o Princípio de Indução Matemática para alunos do Ensino Médio. Nele você encontrará as aulas: A lei forte dos pequenos números: um desafio para avaliar a capacidade do estudante de pensar matematicamente o infinito; Princípio de Indução Matemática: construção da Indução a partir de um problema geométrico, o Problema dos Quadrados. Também contém exercícios e soluções; Torre de Hanói: atividade com material manipulativo, um antigo jogo fundamentado na recorrência. Trabalhamos na perspectiva da Competência Específica 5 de Matemática da BNCC. O intuito de ensinar um tópico de Matemática Acadêmica para alunos do Ensino Médio é desenvolver uma etapa do Pensamento Matemático Avançado, a intuição lógica, para suavizar a Transição para o Ensino Superior. Esperamos que esse Manual possa auxiliar o trabalho docente. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 170 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Princípio de Indução Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática Acadêmica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Matemático Avançado | pt_BR |
| Título: dc.title | PRINCÍPIO DE INDUÇÃO MATEMÁTICA: aproximações com a Matemática Acadêmica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Profmat | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Recurso Educacional dissertação Arthur..pdf | 10,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131229/2/Recurso Educacional dissertação Arthur..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons