O jogo de tabuleiro A jornada da vida: Desenvolvimento fetal

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha(IFFAR)-
Autor(es): dc.contributor.authorHellen Giovanna saldanha, Luana Fernandes Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorShamara Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-18T05:33:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-18T05:33:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131127-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar a construção e aplicação de um jogo didático desenvolvido por discentes durante a disciplina de Embriologia e Histologia Humana, do curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco deste jogo didático é a construção do processo de ensino e aprendizagem sobre o desenvolvimento fetal em sala de aula, voltado aos estudantes do ensino básico. O projeto consistiu na criação de um jogo de tabuleiro contendo, cartas informativas com dados detalhados sobre as semanas de desenvolvimento embrionário e fetal, além de elementos lúdicos como brincadeiras e prêmios simbólicos inseridos em casas específicas do tabuleiro, com a finalidade de tornar o aprendizado mais atrativo e participativo. A proposta do jogo foi pensada com base na ideia de uma metodologia ativa, proporcionando aos estudantes uma experiência de imersão nos conteúdos científicos de forma leve, interativa e contextualizada. A atividade foi inicialmente aplicada em sala de aula com os próprios colegas do curso, sendo posteriormente apresentada em uma mostra científica na Escola Estadual de Ensino Médio Tancredo De Almeida Neves, com os estudantes do ensino básico da rede municipal de Alegrete. Os resultados observados em ambas as situações demonstraram um alto nível de engajamento por parte dos alunos, além de maior concentração e interesse pelo tema abordado. Durante as dinâmicas, os participantes demonstraram facilidade em compreender os estágios do desenvolvimento fetal, interagindo de forma positiva com os conteúdos dispostos nas cartas e nas jogadas do tabuleiro. A presença de elementos lúdicos, com desafios a serem cumpridos em algumas casas do jogo, contribuiu para manter a atenção e motivação dos jogadores, reforçando o conteúdo de forma divertida. A atividade também estimulou a socialização, o trabalho em equipe e o pensamento crítico, promovendo um ambiente favorável à aprendizagem. Conclui-se que a utilização de jogos didáticos como forma de ferramenta pedagógica no ensino de conteúdos complexos, como o desenvolvimento fetal, pode ser altamente capaz, especialmente quando bem planejada e adaptada ao público-alvo. Além disso, a abordagem utilizada neste trabalho contribui para a inovação no ensino de Ciências Biológicas, despertando o interesse dos alunos e fortalecendo a relação entre teoria e prática dentro do processo educativo.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectjogo didático-
Palavras-chave: dc.subjectdesenvolvimento fetal-
Palavras-chave: dc.subjectembriologia-
Palavras-chave: dc.subjectensino lúdico-
Título: dc.titleO jogo de tabuleiro A jornada da vida: Desenvolvimento fetal-
Tipo de arquivo: dc.typejogo-
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Ciências Biológicas-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEmbriologia e Citologia Humana-
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