Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha(IFFAR) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Hellen Giovanna saldanha, Luana Fernandes Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Shamara Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-18T05:33:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-18T05:33:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131127 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar a construção e aplicação de um jogo didático desenvolvido por discentes durante a disciplina de Embriologia e Histologia Humana, do curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco deste jogo didático é a construção do processo de ensino e aprendizagem sobre o desenvolvimento fetal em sala de aula, voltado aos estudantes do ensino básico. O projeto consistiu na criação de um jogo de tabuleiro contendo, cartas informativas com dados detalhados sobre as semanas de desenvolvimento embrionário e fetal, além de elementos lúdicos como brincadeiras e prêmios simbólicos inseridos em casas específicas do tabuleiro, com a finalidade de tornar o aprendizado mais atrativo e participativo. A proposta do jogo foi pensada com base na ideia de uma metodologia ativa, proporcionando aos estudantes uma experiência de imersão nos conteúdos científicos de forma leve, interativa e contextualizada. A atividade foi inicialmente aplicada em sala de aula com os próprios colegas do curso, sendo posteriormente apresentada em uma mostra científica na Escola Estadual de Ensino Médio Tancredo De Almeida Neves, com os estudantes do ensino básico da rede municipal de Alegrete. Os resultados observados em ambas as situações demonstraram um alto nível de engajamento por parte dos alunos, além de maior concentração e interesse pelo tema abordado. Durante as dinâmicas, os participantes demonstraram facilidade em compreender os estágios do desenvolvimento fetal, interagindo de forma positiva com os conteúdos dispostos nas cartas e nas jogadas do tabuleiro. A presença de elementos lúdicos, com desafios a serem cumpridos em algumas casas do jogo, contribuiu para manter a atenção e motivação dos jogadores, reforçando o conteúdo de forma divertida. A atividade também estimulou a socialização, o trabalho em equipe e o pensamento crítico, promovendo um ambiente favorável à aprendizagem. Conclui-se que a utilização de jogos didáticos como forma de ferramenta pedagógica no ensino de conteúdos complexos, como o desenvolvimento fetal, pode ser altamente capaz, especialmente quando bem planejada e adaptada ao público-alvo. Além disso, a abordagem utilizada neste trabalho contribui para a inovação no ensino de Ciências Biológicas, despertando o interesse dos alunos e fortalecendo a relação entre teoria e prática dentro do processo educativo. | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | jogo didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | desenvolvimento fetal | - |
Palavras-chave: dc.subject | embriologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino lúdico | - |
Título: dc.title | O jogo de tabuleiro A jornada da vida: Desenvolvimento fetal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | - |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Embriologia e Citologia Humana | - |
Aparece nas coleções: | Jogos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons