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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GUIMARÃES VIEIRA CAYRES, IRIS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-16T12:16:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-16T12:16:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Iris Guimarães | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131079 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente texto resulta da pesquisa de mestrado intitulada Aprendizagem histórica: o uso de fontes históricas e sua função para o desenvolvimento do pensamento histórico de alunos do Ensino Médio, desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A pesquisa insere-se no campo da Educação Histórica e em sua relação com a aprendizagem histórica e o desenvolvimento do pensamento histórico ao refletir sobre a importância de se utilizar a investigação histórica, particularmente a análise de fontes históricas, como método de ensinar e aprender História, visando possibilitar aos estudantes atribuírem sentido ao conhecimento histórico. Assim, o principal objetivo proposto em nossa investigação foi: “compreender as potencialidades das fontes históricas para o desenvolvimento do pensamento histórico dos alunos do Ensino Médio” e, para seu alcance, traçamos os seguintes objetivos específicos: 1) Analisar a aprendizagem histórica centrada na história científica; 2) Discutir o conceito do pensamento histórico em relação a aprendizagem histórica; 3) Avaliar o desenvolvimento do pensamento histórico por meio do aporte teórico-metodológico da aula histórica; 4) Elaborar uma aula histórica como um dos produtos da pesquisa. Com base nesses objetivos, nos propomos a responder a seguinte questão: Como o uso de fontes históricas pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento histórico? Teoricamente essa pesquisa está fundamentada em um conjunto de autores que discutem a aprendizagem histórica e o pensamento histórico e sua relação com o uso de fontes históricas, dentre os quais, destacamos Ashby (2003), Bittencourt (2008), Barca (2001, 2004, 2012), Caimi (2008, 2012, 2019), Rüsen (2012) e Schmidt (2004, 2009, 2011, 2019). Metodologicamente se sustenta na abordagem qualitativa de caráter interpretativo, uma vez que buscamos compreender a complexidade e os detalhes do conhecimento produzido. Para a produção dos dados utilizamos um questionário no formato online, visando identificar o perfil socioeconômico dos participantes da pesquisa e, por entendermos como necessário avaliarmos os resultados da utilização de fontes históricas, foi desenvolvida uma Aula Histórica, teorizada por Schmidt (2020), cujo tema abordou a “Fragilidade democrática e Era Vargas”. Entendemos que o uso de fontes históricas pode contribuir para desenvolver o pensamento histórico na medida que, como sujeito histórico atuando numa investigação histórica, os discentes devem assumir o protagonismo da sua aprendizagem, alargando competências para uma formação histórica mais ativa, construtiva e metacognitiva. Concernente ao campo empírico, os sujeitos e o lócus da pesquisa foram os discentes matriculados no 3o Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Tempo Integral de Brumado (CETIB). Ressaltamos a relevância de pesquisas sobre o uso de fontes e sua relação com o desenvolvimento do pensamento histórico, pois, mesmo diante da grande demanda de estudos que a tomam como objeto, entendemos que ainda há uma lacuna considerável nas abordagens que versam sobre sua contribuição na aprendizagem histórica. Acreditamos que os resultados obtidos com esse estudo poderão reforçar a importância do uso de fontes históricas como ferramenta para a concretização da investigação de problemas de natureza histórica e como metodologia capaz de garantir um processo de aprendizagem histórica significativa. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica; Aprendizagem histórica; Pensamento histórico; Evidência histórica; Fontes históricas. | pt_BR |
Título: dc.title | APRENDIZAGEM HISTÓRICA: O USO DE FONTES HISTÓRICAS E SUA FUNÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO HISTÓRICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Saberes Históricos no Espaço Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Iris GVC Turma 23 Dissertação 2025.09.12.pdf | 5.13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131079/2/Iris GVC Turma 23 Dissertação 2025.09.12.pdfDownload |
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