
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | RANGEL, Jackson do Nascimento | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-15T12:45:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-15T12:45:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: PRODUÇÕES DO PROFHISTÓRIA UNEB NO CONTEXTO DA LEI 10.639/03 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131073 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação investiga as contribuições das dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Estado da Bahia (ProfHistória/UNEB) sobre a implementação da Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica. O estudo objetiva analisar as abordagens teóricas, metodológicas e pedagógicas presentes nas produções acadêmicas do programa, compreendendo de que modo essas pesquisas têm colaborado para efetivar a legislação e fortalecer práticas educativas antirracistas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, que analisa dezessete dissertações defendidas entre 2018 e 2024 no âmbito do ProfHistória/UNEB. A metodologia adota levantamento em repositório institucional, análise de conteúdo das dissertações com base em categorias temáticas, sistematização dos dados em um acervo digital organizado para fins de acesso público. Os resultados apontam que as produções acadêmicas do programa têm desempenhado papel relevante ao propor sequências metodológicas, materiais didáticos e reflexões críticas que desafiam o eurocentrismo curricular, promovem a valorização das identidades negras e favorecem práticas pedagógicas inovadoras no ensino de História. Contudo, a pesquisa identifica limitações relacionadas à baixa difusão desses trabalhos entre os docentes da educação básica e à persistência de dificuldades para a transversalização da temática étnico-racial nos currículos escolares. Como produto educacional, propõe-se a criação de um acervo digital das dissertações analisadas, visando democratizar o acesso ao conhecimento produzido e ampliar seu impacto na formação docente. Conclui-se que o ProfHistória/UNEB tem contribuído para a formação crítica de professores de História e para o fortalecimento de práticas pedagógicas alinhadas à legislação e aos princípios da educação antirracista, embora persistam desafios para a consolidação dessa política pública no cotidiano escolar. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 24 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Lei nº 10.639/2003; Formação Docente; Práticas Pedagógicas Antirracistas. | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: PRODUÇÕES DO PROFHISTÓRIA UNEB NO CONTEXTO DA LEI 10.639/03 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons