ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: PRODUÇÕES DO PROFHISTÓRIA UNEB NO CONTEXTO DA LEI 10.639/03

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRANGEL, Jackson do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-15T12:45:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-15T12:45:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: PRODUÇÕES DO PROFHISTÓRIA UNEB NO CONTEXTO DA LEI 10.639/03pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131073-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação investiga as contribuições das dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Estado da Bahia (ProfHistória/UNEB) sobre a implementação da Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica. O estudo objetiva analisar as abordagens teóricas, metodológicas e pedagógicas presentes nas produções acadêmicas do programa, compreendendo de que modo essas pesquisas têm colaborado para efetivar a legislação e fortalecer práticas educativas antirracistas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, que analisa dezessete dissertações defendidas entre 2018 e 2024 no âmbito do ProfHistória/UNEB. A metodologia adota levantamento em repositório institucional, análise de conteúdo das dissertações com base em categorias temáticas, sistematização dos dados em um acervo digital organizado para fins de acesso público. Os resultados apontam que as produções acadêmicas do programa têm desempenhado papel relevante ao propor sequências metodológicas, materiais didáticos e reflexões críticas que desafiam o eurocentrismo curricular, promovem a valorização das identidades negras e favorecem práticas pedagógicas inovadoras no ensino de História. Contudo, a pesquisa identifica limitações relacionadas à baixa difusão desses trabalhos entre os docentes da educação básica e à persistência de dificuldades para a transversalização da temática étnico-racial nos currículos escolares. Como produto educacional, propõe-se a criação de um acervo digital das dissertações analisadas, visando democratizar o acesso ao conhecimento produzido e ampliar seu impacto na formação docente. Conclui-se que o ProfHistória/UNEB tem contribuído para a formação crítica de professores de História e para o fortalecimento de práticas pedagógicas alinhadas à legislação e aos princípios da educação antirracista, embora persistam desafios para a consolidação dessa política pública no cotidiano escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent24 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Lei nº 10.639/2003; Formação Docente; Práticas Pedagógicas Antirracistas.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: PRODUÇÕES DO PROFHISTÓRIA UNEB NO CONTEXTO DA LEI 10.639/03pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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