
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNESP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Juliane Green | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-12T18:20:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-12T18:20:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Juliane_Green_Rodrigues_dissertacao | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131022 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa os conflitos escolares na Escola Estadual Pedro Brandão dos Reis, localizada em José Bonifácio (SP), a partir dos registros da plataforma PLACON do programa Conviva- SP nos anos de 2022 e 2023. O estudo investiga como os conflitos escolares refletem desigualdades estruturais (como racismo, machismo e homofobia) e são gerenciados pela política educacional paulista. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com abordagem quanti-qualitativa, utilizando análise documental dos registros da plataforma PLACON, revisão bibliográfica e crítica às diretrizes do Programa Conviva SP. Os resultados revelam que: (1) a maioria dos conflitos é classificada genericamente como "questões disciplinares" (75% em 2022; 57% em 2023), ocultando suas raízes sociais; (2) há subnotificação significativa (35% dos dias sem registros em 2022); e (3) o programa prioriza registros burocráticos em detrimento de ações pedagógicas transformadoras. Conclui-se que a mediação de conflitos exige uma abordagem sociológica crítica, articulando a disciplina de Sociologia à justiça restaurativa, para desnaturalizar violências simbólicas e promover convivência democrática. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,75 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Conflitos escolares | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Conflito interpessoal | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Conviva-SP | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventude | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia da educação | pt_BR |
| Título: dc.title | A contribuição sociológica para os conflitos escolares: um estudo a partir do programa Conviva São Paulo-SP | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC_Juliane_Green_Rodrigues_dissertacao.pdf | 2.82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131022/2/TCC_Juliane_Green_Rodrigues_dissertacao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons