
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gruchoski, Everson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-10T18:00:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-10T18:00:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Geografia Inclusiva | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130991 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A escolarização de estudantes com deficiência intelectual (DI) requer um planejamento didático que antecipe barreiras e amplie acessos. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), estruturado pelo CAST, organiza-se em três diretrizes — múltiplos meios de engajamento, de representação e de ação/expressão — e checkpoints que orientam o design curricular desde o início. No ensino de Geografia, articular DUA aos conceitos nucleares (paisagem, lugar, território, região, escala, cartografia) e aos objetos da BNCC permite diminuir barreiras e aumentar oportunidades de participação e aprendizagem. Este PE sistematiza uma formação continuada, com oficinas práticas, materiais prontos para uso e instrumentos de avaliação formativa acessível. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 111kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal da Aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Intelectual | pt_BR |
| Título: dc.title | GEOGRAFIA INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS E RECURSOS BASEADOS NO DUA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFGEO | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO DE CONCLUSÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Geografia Inclusiva.pdf | 111 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130991/2/Geografia Inclusiva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons