Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | MENEZES, FABIOLA FERNANDES DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROSO, VIVIANE GOMES PORTELA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MORAIS, SILVANA MARIA VASCONCELOS DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-09T17:15:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-09T17:15:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130958 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Educar, no tempo presente, é mais do que ensinar conteúdos: é escutar histórias, acolher silêncios e reconstruir esperanças. É perceber que, por trás de cada caderno aberto, há um universo inteiro esperando para ser despertado — com afeto, ética e com sentido. Este livro nasce da travessia de muitas vozes. Ele reúne experiências e reflexões sobre os caminhos possíveis para uma educação mais humana, mais crítica e mais transformadora. Aqui, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ganha o espaço que merece: lugar de recomeços, de dignidade e de poder. Falar de educação financeira nesse contexto é falar de emancipação — da possibilidade de tomar as rédeas da própria vida e compreender o valor do dinheiro para além do consumo: como ferramenta de liberdade e autonomia. Mas há um tema que grita entre as entrelinhas: o adoecimento dos professores. A síndrome de Burnout não é apenas estatística — é realidade concreta nas escolas. Docentes exaustos, emocionalmente sobrecarregados, muitas vezes invisibilizados em seu sofrimento. Este livro reconhece essas dores e propõe caminhos para o cuidado, a valorização e o reencontro com o sentido de ensinar. A avaliação educacional também ocupa um lugar central. Mais do que mensurar o que foi aprendido, ela precisa ser vista como uma bússola que guia o processo de ensino e aprendizagem. Uma avaliação que não pune o erro, mas o compreende como parte essencial do caminho, estimulando a autonomia e o desenvolvimento integral dos estudantes. Na travessia da aprendizagem, a neurociência oferece pistas valiosas. Compreender como o cérebro aprende, sente e reage ao ambiente escolar é essencial para construir práticas mais eficazes e afetivas. É preciso entender que o cérebro aprende melhor onde há vínculo, motivação e segurança emocional. E nesse novo cenário educacional, as inovações tecnológicas não podem ser vistas como inimigas, mas como pontes. Elas ampliam horizontes, conectam pessoas, reinventam formas de ensinar e aprender. Quando guiadas por intencionalidade pedagógica e olhar ético, elas não substituem o humano — elas o fortalecem. Cada página deste livro é um convite à reflexão, à ação e à escuta sensível. Não há receita pronta. Mas há caminhos possíveis. Que esta leitura possa acender em você — educador, estudante, pesquisador ou curioso — o desejo de seguir acreditando que a educação ainda é uma das mais belas formas de mudar o mundo. Porque educar é também um gesto de fé e confiança. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | MENTES, SONHOS E ESPERANÇAS: NOTAS SOBRE O ATO DE ENSINAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MENTES, SONHOS E ESPERANÇAS.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130958/2/MENTES, SONHOS E ESPERANÇAS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons