Letramento Digital por meio do Trabalho Pedagógico Crítico: Perspectivas pedagógicas voltadas à apropriação tecnológica e ao desenvolvimento de energias renováveis e sustentáveis na educação integrada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarcelos, Hélio Leal-
Autor(es): dc.contributor.authorCambraia, Adão Caron-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-09T16:19:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-09T16:19:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-29-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130957-
Resumo: dc.description.abstractO Guia Educacional, em formato de e-book, intitulado “Letramento Digital por meio do Trabalho Pedagógico Crítico: Perspectivas pedagógicas voltadas à apropriação tecnológica e ao desenvolvimento de energias renováveis e sustentáveis na educação integrada” oferece uma análise sobre a articulação entre o trabalho pedagógico crítico (TPC) e o Letramento Digital (LD), explorando a apropriação tecnológica no contexto da educação integrada, tendo como foco a sustentabilidade a partir de um estudo de caso. A obra, está estruturada em quatro capítulos. No primeiro, discute-se as bases epistemológicas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com ênfase no trabalho como princípio educativo e na formação omnilateral. No segundo, o estudo analisa o percurso histórico do curso técnico em SER Integrado no IFFarrroupilha – Campus Jaguari, verificando como seu projeto pedagógico aborda o LD. O material aprofunda as bases essenciais para que LD seja articulado com o TPC e propõe a evolução de conceitos que definem as dimensões dessa temática, abordando o colonialismo digital e também o Letramento Digital Crítico (LDC). Por fim, no capitulo quatro, o estudo apresenta a análise de narrativas docentes para compreender como os educadores integram o TPC e o LDC em sua prática de ensino. Os resultados evidenciam a percepção dos professores sobre a articulação das temáticas e descrevem potencialidades de recursos e atividades tecnológicas empregadas em seu cotidiano pedagógico. O estudo concluiu que a apropriação tecnológica, sob uma perspectiva crítica e sustentável, é um meio fundamental para o desenvolvimento da formação integrada, e que o professor desempenha um papel central como mediador e integrador desse processo dialógico de aprendizagem.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Integrado; Letramento Digital Crítico; Trabalho Pedagógicopt_BR
Título: dc.titleLetramento Digital por meio do Trabalho Pedagógico Crítico: Perspectivas pedagógicas voltadas à apropriação tecnológica e ao desenvolvimento de energias renováveis e sustentáveis na educação integradapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons