Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barcelos, Hélio Leal | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cambraia, Adão Caron | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-09T16:19:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-09T16:19:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130957 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Guia Educacional, em formato de e-book, intitulado “Letramento Digital por meio do Trabalho Pedagógico Crítico: Perspectivas pedagógicas voltadas à apropriação tecnológica e ao desenvolvimento de energias renováveis e sustentáveis na educação integrada” oferece uma análise sobre a articulação entre o trabalho pedagógico crítico (TPC) e o Letramento Digital (LD), explorando a apropriação tecnológica no contexto da educação integrada, tendo como foco a sustentabilidade a partir de um estudo de caso. A obra, está estruturada em quatro capítulos. No primeiro, discute-se as bases epistemológicas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com ênfase no trabalho como princípio educativo e na formação omnilateral. No segundo, o estudo analisa o percurso histórico do curso técnico em SER Integrado no IFFarrroupilha – Campus Jaguari, verificando como seu projeto pedagógico aborda o LD. O material aprofunda as bases essenciais para que LD seja articulado com o TPC e propõe a evolução de conceitos que definem as dimensões dessa temática, abordando o colonialismo digital e também o Letramento Digital Crítico (LDC). Por fim, no capitulo quatro, o estudo apresenta a análise de narrativas docentes para compreender como os educadores integram o TPC e o LDC em sua prática de ensino. Os resultados evidenciam a percepção dos professores sobre a articulação das temáticas e descrevem potencialidades de recursos e atividades tecnológicas empregadas em seu cotidiano pedagógico. O estudo concluiu que a apropriação tecnológica, sob uma perspectiva crítica e sustentável, é um meio fundamental para o desenvolvimento da formação integrada, e que o professor desempenha um papel central como mediador e integrador desse processo dialógico de aprendizagem. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Integrado; Letramento Digital Crítico; Trabalho Pedagógico | pt_BR |
Título: dc.title | Letramento Digital por meio do Trabalho Pedagógico Crítico: Perspectivas pedagógicas voltadas à apropriação tecnológica e ao desenvolvimento de energias renováveis e sustentáveis na educação integrada | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons