Manual de inclusão em sala de aula

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPrietsch, Douglas Ramos-
Autor(es): dc.contributor.authorLutz, Mauricio Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-09T11:52:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-09T11:52:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-25-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130949-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional elaborado consiste no “Manual de Inclusão em Sala de Aula”, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFFar – Campus Jaguari. O material tem como objetivo oferecer subsídios práticos e teóricos para professores do ensino médio integrado, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais acessíveis e inclusivas que garantam o direito à aprendizagem de todos os estudantes, com ou sem deficiência. Partindo do entendimento de que a inclusão escolar ultrapassa a mera matrícula e presença física do aluno, o manual enfatiza a necessidade de criação de ambientes pedagógicos acolhedores, da valorização das diferenças e da adoção de estratégias que favoreçam participação, equidade e pertencimento. Nesse contexto, apresenta os principais fundamentos da educação inclusiva e destaca marcos legais e normativos que sustentam essa perspectiva, como a Constituição Federal, a Lei Brasileira de Inclusão, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. De caráter essencialmente prático, o manual reúne orientações voltadas à preparação de aulas expositivas e dialogadas acessíveis, à adaptação de recursos pedagógicos para estudantes com deficiência auditiva, visual, física, intelectual e com Transtorno do Espectro Autista, bem como estratégias de acessibilidade cognitiva que envolvem linguagem clara, exemplos do cotidiano, uso de esquemas e resumos estruturados. Além disso, destaca a importância do estímulo à participação de todos os estudantes por meio de metodologias colaborativas, do uso de Tecnologias Assistivas no cotidiano escolar e da adoção de práticas de avaliação inclusiva que considerem diferentes formas de expressão do conhecimento, respeitem o tempo individual e priorizem feedbacks construtivos. O manual inclui ainda um checklist de acessibilidade que auxilia o professor na análise de suas práticas e apresenta exemplos de boas práticas pedagógicas passíveis de adaptação. Validado por docentes da instituição, foi considerado claro, relevante e aplicável ao cotidiano escolar, configurando-se como um instrumento pedagógico de apoio à formação docente e de incentivo à efetivação da inclusão educacional na Educação Profissional e Tecnológica, favorecendo a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes com deficiência.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva; Acessibilidade pedagógica; Práticas educativas; Tecnologias Assistivas; Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Título: dc.titleManual de inclusão em sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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