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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Prietsch, Douglas Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lutz, Mauricio Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-09T11:52:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-09T11:52:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-25 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130949 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional elaborado consiste no “Manual de Inclusão em Sala de Aula”, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFFar – Campus Jaguari. O material tem como objetivo oferecer subsídios práticos e teóricos para professores do ensino médio integrado, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais acessíveis e inclusivas que garantam o direito à aprendizagem de todos os estudantes, com ou sem deficiência. Partindo do entendimento de que a inclusão escolar ultrapassa a mera matrícula e presença física do aluno, o manual enfatiza a necessidade de criação de ambientes pedagógicos acolhedores, da valorização das diferenças e da adoção de estratégias que favoreçam participação, equidade e pertencimento. Nesse contexto, apresenta os principais fundamentos da educação inclusiva e destaca marcos legais e normativos que sustentam essa perspectiva, como a Constituição Federal, a Lei Brasileira de Inclusão, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. De caráter essencialmente prático, o manual reúne orientações voltadas à preparação de aulas expositivas e dialogadas acessíveis, à adaptação de recursos pedagógicos para estudantes com deficiência auditiva, visual, física, intelectual e com Transtorno do Espectro Autista, bem como estratégias de acessibilidade cognitiva que envolvem linguagem clara, exemplos do cotidiano, uso de esquemas e resumos estruturados. Além disso, destaca a importância do estímulo à participação de todos os estudantes por meio de metodologias colaborativas, do uso de Tecnologias Assistivas no cotidiano escolar e da adoção de práticas de avaliação inclusiva que considerem diferentes formas de expressão do conhecimento, respeitem o tempo individual e priorizem feedbacks construtivos. O manual inclui ainda um checklist de acessibilidade que auxilia o professor na análise de suas práticas e apresenta exemplos de boas práticas pedagógicas passíveis de adaptação. Validado por docentes da instituição, foi considerado claro, relevante e aplicável ao cotidiano escolar, configurando-se como um instrumento pedagógico de apoio à formação docente e de incentivo à efetivação da inclusão educacional na Educação Profissional e Tecnológica, favorecendo a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes com deficiência. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva; Acessibilidade pedagógica; Práticas educativas; Tecnologias Assistivas; Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Título: dc.title | Manual de inclusão em sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Manual de inclusão em sala de aula.pdf | 4,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130949/2/Manual de inclusão em sala de aula.pdfDownload |
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