O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: O município de Igarapé-Açu e o potencial diálogo entre história e o lugar em que se vive.

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, Clayton Luiz da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-08T13:13:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-08T13:13:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Clayton Barros.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130905-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação trata da história local do Munícipio de Igarapé-Açu e de como ela tem sido trabalhada e ensinada pelos professores pedagogos que atuam nas turmas de 5º ano das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Cícera Lima do Nascimento. A pesquisa tem o objetivo de evidenciar a ausência de material didático que trate sobre a história local. Com base nas referências teóricos de Alberti (2004), Fonseca (2006), Macedo (2017), Nora (1943), Saviani (2022), Fonseca (2012), Bittencourt (2003), Bosi (1994), Cruz (1955), Halbawachs (2013), Hall (2000), Muniz (1916), Rosa (2007), Pollack (2003), Lacerda (2016, 2018), Hobsbawn (1984) e Noronha (2007), discutimos estudos, teorias e leituras a respeito da história oral, da história local, das lembranças e das memórias coletivas, além das obras memorialistas de Freitas (2005) e Rocha (2022) que escrevem sobre a história de Igarapé-Açu. Completando a lista dos referencias, temos os trabalhos acadêmicos e a dissertação de Lima (2006), Silva (2006) e Souza (2020). A metodologia, de caráter qualitativo, foi realizada por meio de questionários aplicados aos professores que trabalham na educação infantil, especificamente para os que ministram aulas para as turmas do 5º ano dos turnos da manhã e da tarde, enquanto a metodologia quantitativa está presente na análise das respostas fornecidas pelos professores. O ensino de História Local apresenta-se como um ponto de partida de grande relevância, ao trabalhar com a realidade próxima, dando voz àqueles que estiveram marginalizados pela “História Oficial”. A relevância deste trabalho está na compreensão do desenvolvimento de metodologias que favoreçam os professores a aderirem um ensino de história comprometido com a inserção da história local, a memória coletiva, a memória histórica e a identidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de história; história local; Igarapé-Açu.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: O município de Igarapé-Açu e o potencial diálogo entre história e o lugar em que se vive.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA-PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DE MESTRADOpt_BR
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