
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, Clayton Luiz da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-08T13:13:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-08T13:13:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Clayton Barros.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130905 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação trata da história local do Munícipio de Igarapé-Açu e de como ela tem sido trabalhada e ensinada pelos professores pedagogos que atuam nas turmas de 5º ano das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Cícera Lima do Nascimento. A pesquisa tem o objetivo de evidenciar a ausência de material didático que trate sobre a história local. Com base nas referências teóricos de Alberti (2004), Fonseca (2006), Macedo (2017), Nora (1943), Saviani (2022), Fonseca (2012), Bittencourt (2003), Bosi (1994), Cruz (1955), Halbawachs (2013), Hall (2000), Muniz (1916), Rosa (2007), Pollack (2003), Lacerda (2016, 2018), Hobsbawn (1984) e Noronha (2007), discutimos estudos, teorias e leituras a respeito da história oral, da história local, das lembranças e das memórias coletivas, além das obras memorialistas de Freitas (2005) e Rocha (2022) que escrevem sobre a história de Igarapé-Açu. Completando a lista dos referencias, temos os trabalhos acadêmicos e a dissertação de Lima (2006), Silva (2006) e Souza (2020). A metodologia, de caráter qualitativo, foi realizada por meio de questionários aplicados aos professores que trabalham na educação infantil, especificamente para os que ministram aulas para as turmas do 5º ano dos turnos da manhã e da tarde, enquanto a metodologia quantitativa está presente na análise das respostas fornecidas pelos professores. O ensino de História Local apresenta-se como um ponto de partida de grande relevância, ao trabalhar com a realidade próxima, dando voz àqueles que estiveram marginalizados pela “História Oficial”. A relevância deste trabalho está na compreensão do desenvolvimento de metodologias que favoreçam os professores a aderirem um ensino de história comprometido com a inserção da história local, a memória coletiva, a memória histórica e a identidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,0 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de história; história local; Igarapé-Açu. | pt_BR |
| Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: O município de Igarapé-Açu e o potencial diálogo entre história e o lugar em que se vive. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA-PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação - Clayton Barros.pdf | 3,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130905/2/Dissertação - Clayton Barros.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons