CIDADANIA E ENSINO DE HISTÓRIA: desafios e possibilidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Erick Jean da Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-08T13:06:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-08T13:06:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-22-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçao - ERICK JEAN.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130904-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho de dissertação discute as práticas e os saberes envolvidos no ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na formação da cidadania e no desenvolvimento de uma consciência/pensamento histórica crítico e contextualizado. A pesquisa aborda os desafios e possibilidades da relação entre Cidadania e Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em conta como os professores lidam com o tema da cidadania em sala de aula, considerando a importância dos saberes e práticas docentes na disciplina curricular em questão, bem como a reflexão acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orientam os conteúdos a serem ensinados na disciplina História e a importância da formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O resultado deste trabalho consiste em uma proposta de sequência didática voltada para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, com ênfase no processo formativo dos alunos. O objetivo é que eles reconheçam a importância da cidadania e direitos e deveres infantis como forma de dialogar sobre a compreensão de ser um cidadão na contemporaneidade – problematizando as infâncias ao longo da História do Brasil e o reconhecimento das crianças como sujeito de direitos na sociedade atual e as brincadeiras como direito cidadão assegurado as crianças. Por fim, considera-se que a formação de cidadãos críticos e conscientes é um dos principais objetivos da educação, e o Ensino de História nos anos iniciais desempenha um papel essencial nesse contexto. A partir da relação entre o Ensino de História e Cidadania, é possível identificar direções para o ensino aprendizagem que favoreça a reflexão crítica, a participação ativa e a valorização da diversidade. A cidadania, entendida como um processo contínuo de aprendizado e ação, deve ser cultivada desde os primeiros anos de escolarização. Quando bem conduzido, o Ensino de História proporciona um espaço privilegiado para essa formação histórica e cidadã.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.069 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Anos Iniciais. Cidadania. Formação Continuada. Saberes e Práticas docentes.pt_BR
Título: dc.titleCIDADANIA E ENSINO DE HISTÓRIA: desafios e possibilidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA-PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DE MESTRADOpt_BR
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