Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Erick Jean da Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-08T13:06:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-08T13:06:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertaçao - ERICK JEAN.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130904 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de dissertação discute as práticas e os saberes envolvidos no ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na formação da cidadania e no desenvolvimento de uma consciência/pensamento histórica crítico e contextualizado. A pesquisa aborda os desafios e possibilidades da relação entre Cidadania e Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em conta como os professores lidam com o tema da cidadania em sala de aula, considerando a importância dos saberes e práticas docentes na disciplina curricular em questão, bem como a reflexão acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orientam os conteúdos a serem ensinados na disciplina História e a importância da formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O resultado deste trabalho consiste em uma proposta de sequência didática voltada para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, com ênfase no processo formativo dos alunos. O objetivo é que eles reconheçam a importância da cidadania e direitos e deveres infantis como forma de dialogar sobre a compreensão de ser um cidadão na contemporaneidade – problematizando as infâncias ao longo da História do Brasil e o reconhecimento das crianças como sujeito de direitos na sociedade atual e as brincadeiras como direito cidadão assegurado as crianças. Por fim, considera-se que a formação de cidadãos críticos e conscientes é um dos principais objetivos da educação, e o Ensino de História nos anos iniciais desempenha um papel essencial nesse contexto. A partir da relação entre o Ensino de História e Cidadania, é possível identificar direções para o ensino aprendizagem que favoreça a reflexão crítica, a participação ativa e a valorização da diversidade. A cidadania, entendida como um processo contínuo de aprendizado e ação, deve ser cultivada desde os primeiros anos de escolarização. Quando bem conduzido, o Ensino de História proporciona um espaço privilegiado para essa formação histórica e cidadã. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.069 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Anos Iniciais. Cidadania. Formação Continuada. Saberes e Práticas docentes. | pt_BR |
Título: dc.title | CIDADANIA E ENSINO DE HISTÓRIA: desafios e possibilidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA-PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertaçao - ERICK JEAN.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130904/2/Dissertaçao - ERICK JEAN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons