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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Guilherme Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-08T12:43:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-08T12:43:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guilherme Coelho Costa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130902 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação investiga os processos de refração no ensino de História a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase na centralidade da categoria de competência como princípio estruturante da nova política curricular. Partimos da compreensão que a BNCC compõe uma narrativa sistêmica que orienta o desenvolvimento de competências, cuja lógica se mostra frequentemente diferente das concepções e práticas que orientam o ensino de História, gerando tensões e desafios para a prática docente. Utilizamos uma análise qualitativa de caráter etnográfico, articulando análise documental da BNCC, observações de práticas pedagógicas e entrevistas com professores e professoras de História. Nosso referencial teórico se baseia, principalmente, nos conceitos de estratégia e tática, de Michel de Certeau, e de refração, de Ivor F. Goodson, entendendo, assim, a prática do ensino de História como uma prática criadora. Acompanhamos dois professores e uma professora da rede estadual do Ceará, na cidade de Aracati. A partir da análise das aulas acompanhadas, foram identificadas quatro categorias de refração: foco no ensino, conceitualismo, desvio avaliativo e conteudismo. Elas expressam como os docentes interpretam, ressignificam e, por vezes, silenciam as prescrições curriculares no cotidiano escolar. As entrevistas evidenciaram quatro fatores centrais que contribuem para essas refrações: (1) a não participação dos docentes no processo de formulação da BNCC, uma vez que o documento foi elaborado majoritariamente por agentes externos ao ambiente escolar; (2) o conflito de identidades docentes gerado a partir de novos pressupostos para o ensino de História; (3) a polissemia e fragmentação do conceito de competência, o que permite apropriações diversas; e (4) a escassez de processos formativos consistentes sobre as novas prescrições, o que caracteriza um vácuo estrutural em relação às propostas. Além desses fatores, os discursos dos professores revelaram respostas à narrativa sistêmica que se expressam em práticas de adaptação, ressignificação e, em alguns casos, rejeição parcial dos elementos normativos do documento, reafirmando a centralidade do conhecimento histórico e da autonomia docente. A pesquisa contribui para o debate sobre os impactos da BNCC no ensino de História, evidenciando os limites, as tensões e, também, as possibilidades de atuação dos docentes frente às reformas educacionais contemporâneas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.418 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. BNCC. Competências. Refração. Prática docente. | pt_BR |
Título: dc.title | Da BNCC do Ensino Médio à Sala de Aula – refrações entre a prescrição das competências e a prática no ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação/Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertacao_final_-_Guilherme_profhist_assinado.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130902/2/Dissertacao_final_-_Guilherme_profhist_assinado.pdfDownload |
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