MEMÓRIA DO BAIRRO DE COSME DE FARIAS E SUA RELAÇÃO COM O COLÉGIO ESTADUAL DOUTOR JOÃO PEDRO DOS SANTOS ATRAVÉS DAS VOZES DOS DISCENTES DA EJA (ETAPA VI E VII)

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPAIXÃO, Felipe Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-08T10:05:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-08T10:05:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherMEMÓRIA DO BAIRRO DE COSME DE FARIAS E SUA RELAÇÃO COM O COLÉGIO ESTADUAL DOUTOR JOÃO PEDRO DOS SANTOS ATRAVÉS DAS VOZES DOS DISCENTES DA EJA (ETAPA VI E VII)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130897-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação investiga as relações entre memória coletiva, identidade local e o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir das vozes dos estudantes das Etapas VI e VII do turno noturno do Colégio Estadual Doutor João Pedro dos Santos, localizado no bairro Cosme de Farias, em Salvador-BA. A pesquisa fundamenta-se nos referenciais da História Oral, dos regimes de historicidade, da memória coletiva e da história local, articulando teoria e prática docente. O bairro é analisado como um território simbólico de resistência e pertencimento, configurando-se como um “quilombo urbano” cujas narrativas e experiências de vida dos moradores contribuem para a construção de identidades coletivas. A metodologia adotada é qualitativa, de inspiração participante, com o uso de rodas de conversa, entrevistas semiestruturadas e triangulação de fontes. A escola é compreendida como lugar de memória e espaço educativo que interage com o território e contribui para o fortalecimento da identidade dos sujeitos. O estudo também propõe uma solução pedagógica por meio de sequências didáticas baseadas em narrativas orais, com o objetivo de promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada na EJA. A partir dessa proposta, a pesquisa busca valorizar as memórias subterrâneas dos sujeitos e refletir sobre a importância da história ensinada no cotidiano escolar como ferramenta de transformação social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Educação de Jovens e Adultos; História Oral; Memória Coletiva; História Local; Regimes de Historicidade; Cosme de Farias;pt_BR
Título: dc.titleMEMÓRIA DO BAIRRO DE COSME DE FARIAS E SUA RELAÇÃO COM O COLÉGIO ESTADUAL DOUTOR JOÃO PEDRO DOS SANTOS ATRAVÉS DAS VOZES DOS DISCENTES DA EJA (ETAPA VI E VII)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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