Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FELISBERTO, MÔNICA INGREDY BOAVENTURA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-05T19:05:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-05T19:05:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Produto pedagógico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130846 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo investigar o impacto das fake news no ensino de História e suas implicações no processo de formação da consciência histórica de estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Campo Novo do Parecis, no estado de Mato Grosso. A partir do ensino de História, busca-se criar condições pedagógicas que incentivem a reflexão crítica sobre a circulação de informações falsas e intencionalmente manipuladas no ambiente escolar. A investigação se ancora nas competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valorizando o papel do professor como mediador entre os conteúdos compartilhados nas mídias digitais e a busca pela veracidade das informações. O estudo propõe identificar e analisar a maneira como os estudantes interpretam e utilizam as fake news, investigando os efeitos desse fenômeno sobre suas aprendizagens. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica mista, combinando técnicas qualitativas e quantitativas, por meio da aplicação de questionários e da observação dos comportamentos dos alunos diante de diferentes tipos de informação. O instrumento de coleta de dados buscou compreender como os estudantes percebem e lidam com a diferença entre fatos e opiniões, bem como suas atitudes frente à desinformação. Como eixo central, a pesquisa analisa de que forma o conhecimento histórico, aliado ao desenvolvimento de competências adquiridas no decorrer do ensino de História contribua para uma análise crítica do real, e o conhecimento capaz de fazer a verificação de fontes utilizadas nessas notícias para o enfrentamento das fake news no contexto escolar e em outras vivências socioculturais. Almeja-se, assim, fomentar uma formação que capacite os alunos a filtrarem as informações que consomem e a construírem uma consciência histórica mais crítica, sólida e reflexiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,6 e 20,3 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | FAKE NEWS E ENSINO DE HISTÓRIA: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E O DESAFIO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons