FAKE NEWS E ENSINO DE HISTÓRIA: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E O DESAFIO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFELISBERTO, MÔNICA INGREDY BOAVENTURA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-05T19:05:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-05T19:05:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
identificador: dc.identifier.otherProduto pedagógicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130846-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar o impacto das fake news no ensino de História e suas implicações no processo de formação da consciência histórica de estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Campo Novo do Parecis, no estado de Mato Grosso. A partir do ensino de História, busca-se criar condições pedagógicas que incentivem a reflexão crítica sobre a circulação de informações falsas e intencionalmente manipuladas no ambiente escolar. A investigação se ancora nas competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valorizando o papel do professor como mediador entre os conteúdos compartilhados nas mídias digitais e a busca pela veracidade das informações. O estudo propõe identificar e analisar a maneira como os estudantes interpretam e utilizam as fake news, investigando os efeitos desse fenômeno sobre suas aprendizagens. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica mista, combinando técnicas qualitativas e quantitativas, por meio da aplicação de questionários e da observação dos comportamentos dos alunos diante de diferentes tipos de informação. O instrumento de coleta de dados buscou compreender como os estudantes percebem e lidam com a diferença entre fatos e opiniões, bem como suas atitudes frente à desinformação. Como eixo central, a pesquisa analisa de que forma o conhecimento histórico, aliado ao desenvolvimento de competências adquiridas no decorrer do ensino de História contribua para uma análise crítica do real, e o conhecimento capaz de fazer a verificação de fontes utilizadas nessas notícias para o enfrentamento das fake news no contexto escolar e em outras vivências socioculturais. Almeja-se, assim, fomentar uma formação que capacite os alunos a filtrarem as informações que consomem e a construírem uma consciência histórica mais crítica, sólida e reflexiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,6 e 20,3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleFAKE NEWS E ENSINO DE HISTÓRIA: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E O DESAFIO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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