Entre páginas e números: oficinas de formação com literatura, matemática e jogos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiás-
Autor(es): dc.contributor.authorMENDONÇA, Rhebeca Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-03T12:22:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-03T12:22:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-03-
identificador: dc.identifier.otherEntre páginas e números: oficinas de formação com literatura, matemática e jogos-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130788-
Resumo: dc.description.abstractNeste Produto Educacional, vinculado à Dissertação intitulada Narrativas de Futuras Pedagogas em Relação ao Ensino e à Aprendizagem Matemática, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG), compartilho a experiência de planejar e conduzir oficinas de formação voltadas à preparação inicial de futuras professoras para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais. O principal objetivo é promover a formação inicial de pedagogas para o ensino de Matemática por meio de oficinas que articulem teoria e prática, utilizando jogos pedagógicos, jogos manipuláveis e literatura infantil. Ao longo das oficinas, trabalhei conteúdos fundamentais da matemática escolar, como as quatro operações, cálculo mental, raciocínio lógico, grandezas e medidas. As estratégias metodológicas foram organizadas em momentos teóricos, com leitura e discussão de textos, e práticos, com vivências pedagógicas que incluíram mediação de histórias literárias, resolução de problemas contextualizados e aplicação de jogos como bingo matemático, jogo da memória, jogo da velha e o Contig 60. As alunas participaram das propostas, construíram seus próprios materiais e refletiram sobre o uso desses recursos em situações reais de sala de aula. Ao final de cada oficina, propus a elaboração de relatos individuais, promovendo o registro das aprendizagens e das percepções sobre as práticas vivenciadas. Essa trajetória formativa possibilitou às participantes ampliar seu repertório didático, compreender a potencialidade do lúdico no ensino da Matemática e fortalecer sua autonomia docente desde a formação inicial.-
Tamanho: dc.format.extent4.140 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFuturas pedagogas-
Palavras-chave: dc.subjectJogos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectOficinas de formação-
Título: dc.titleEntre páginas e números: oficinas de formação com literatura, matemática e jogos-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons