O PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM DESPLUGADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA DA FUNDAÇÃO BAHIANA DE ENGENHARIA

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Autor(es): dc.contributorIF Baianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE LIMA FERREIRA FILHO, PLACIDIO-
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS DURÃES, GILVAN-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-03T20:07:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-03T20:07:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-
identificador: dc.identifier.otherMinha motivação para esta pesquisa surgiu da minha atuação como professor na Fundação Bahiana de Engenharia (FBE), onde percebi os desafios enfrentados pelos docentes no ensino de conceitos complexos sem o suporte de metodologias inovadoras. Portanto, surgiu o interesse em investigar as possíveis contribuições do Pensamento Computacional, por meio da abordagem desplugada, para as práticas educativas dos professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que atuam no curso técnico em Eletrotécnica, na forma subsequente, ofertado pela FBE. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um Produto Técnico Tecnológico (PTT) na forma de um Guia Didático, direcionado aos docentes desse curso, com atividades baseadas nos pilares do Pensamento Computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou a metodologia da Pesquisa-Aplicação, utilizando procedimentos iterativos para o desenvolvimento e validação do PTT junto aos professores participantes. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise de dados coletados. Os resultados evidenciam que a abordagem desplugada favorece a contextualização e a aplicabilidade dos conceitos do Pensamento Computacional em disciplinas da área de eletrotécnica, promovendo a autonomia docente e enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o estudo dialoga com os fundamentos da politecnia, omnilateralidade e formação humana integral, reforçando a importância da interdisciplinaridade e do pensamento crítico na EPT. Conclui-se que a inserção estruturada do Pensamento Computacional por meio da abordagem desplugada nas práticas educativas, aliada a materiais didáticos acessíveis, potencializa a formação dos estudantes e aprimora a prática pedagógica dos professores. Por fim, sugere-se a ampliação dessa abordagem para outros cursos técnicos, bem como novas investigações sobre a formação docente para o uso do Pensamento Computacional na EPT.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130780-
Resumo: dc.description.abstractMinha motivação para esta pesquisa surgiu da minha atuação como professor na Fundação Bahiana de Engenharia (FBE), onde percebi os desafios enfrentados pelos docentes no ensino de conceitos complexos sem o suporte de metodologias inovadoras. Portanto, surgiu o interesse em investigar as possíveis contribuições do Pensamento Computacional, por meio da abordagem desplugada, para as práticas educativas dos professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que atuam no curso técnico em Eletrotécnica, na forma subsequente, ofertado pela FBE. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um Produto Técnico Tecnológico (PTT) na forma de um Guia Didático, direcionado aos docentes desse curso, com atividades baseadas nos pilares do Pensamento Computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou a metodologia da Pesquisa-Aplicação, utilizando procedimentos iterativos para o desenvolvimento e validação do PTT junto aos professores participantes. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise de dados coletados. Os resultados evidenciam que a abordagem desplugada favorece a contextualização e a aplicabilidade dos conceitos do Pensamento Computacional em disciplinas da área de eletrotécnica, promovendo a autonomia docente e enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o estudo dialoga com os fundamentos da politecnia, omnilateralidade e formação humana integral, reforçando a importância da interdisciplinaridade e do pensamento crítico na EPT. Conclui-se que a inserção estruturada do Pensamento Computacional por meio da abordagem desplugada nas práticas educativas, aliada a materiais didáticos acessíveis, potencializa a formação dos estudantes e aprimora a prática pedagógica dos professores. Por fim, sugere-se a ampliação dessa abordagem para outros cursos técnicos, bem como novas investigações sobre a formação docente para o uso do Pensamento Computacional na EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,93 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM DESPLUGADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA DA FUNDAÇÃO BAHIANA DE ENGENHARIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPTpt_BR
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