Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IF Baiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DE LIMA FERREIRA FILHO, PLACIDIO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS DURÃES, GILVAN | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-03T20:07:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-03T20:07:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Minha motivação para esta pesquisa surgiu da minha atuação como professor na Fundação Bahiana de Engenharia (FBE), onde percebi os desafios enfrentados pelos docentes no ensino de conceitos complexos sem o suporte de metodologias inovadoras. Portanto, surgiu o interesse em investigar as possíveis contribuições do Pensamento Computacional, por meio da abordagem desplugada, para as práticas educativas dos professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que atuam no curso técnico em Eletrotécnica, na forma subsequente, ofertado pela FBE. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um Produto Técnico Tecnológico (PTT) na forma de um Guia Didático, direcionado aos docentes desse curso, com atividades baseadas nos pilares do Pensamento Computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou a metodologia da Pesquisa-Aplicação, utilizando procedimentos iterativos para o desenvolvimento e validação do PTT junto aos professores participantes. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise de dados coletados. Os resultados evidenciam que a abordagem desplugada favorece a contextualização e a aplicabilidade dos conceitos do Pensamento Computacional em disciplinas da área de eletrotécnica, promovendo a autonomia docente e enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o estudo dialoga com os fundamentos da politecnia, omnilateralidade e formação humana integral, reforçando a importância da interdisciplinaridade e do pensamento crítico na EPT. Conclui-se que a inserção estruturada do Pensamento Computacional por meio da abordagem desplugada nas práticas educativas, aliada a materiais didáticos acessíveis, potencializa a formação dos estudantes e aprimora a prática pedagógica dos professores. Por fim, sugere-se a ampliação dessa abordagem para outros cursos técnicos, bem como novas investigações sobre a formação docente para o uso do Pensamento Computacional na EPT. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130780 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Minha motivação para esta pesquisa surgiu da minha atuação como professor na Fundação Bahiana de Engenharia (FBE), onde percebi os desafios enfrentados pelos docentes no ensino de conceitos complexos sem o suporte de metodologias inovadoras. Portanto, surgiu o interesse em investigar as possíveis contribuições do Pensamento Computacional, por meio da abordagem desplugada, para as práticas educativas dos professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que atuam no curso técnico em Eletrotécnica, na forma subsequente, ofertado pela FBE. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um Produto Técnico Tecnológico (PTT) na forma de um Guia Didático, direcionado aos docentes desse curso, com atividades baseadas nos pilares do Pensamento Computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou a metodologia da Pesquisa-Aplicação, utilizando procedimentos iterativos para o desenvolvimento e validação do PTT junto aos professores participantes. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise de dados coletados. Os resultados evidenciam que a abordagem desplugada favorece a contextualização e a aplicabilidade dos conceitos do Pensamento Computacional em disciplinas da área de eletrotécnica, promovendo a autonomia docente e enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o estudo dialoga com os fundamentos da politecnia, omnilateralidade e formação humana integral, reforçando a importância da interdisciplinaridade e do pensamento crítico na EPT. Conclui-se que a inserção estruturada do Pensamento Computacional por meio da abordagem desplugada nas práticas educativas, aliada a materiais didáticos acessíveis, potencializa a formação dos estudantes e aprimora a prática pedagógica dos professores. Por fim, sugere-se a ampliação dessa abordagem para outros cursos técnicos, bem como novas investigações sobre a formação docente para o uso do Pensamento Computacional na EPT. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,93 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | O PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM DESPLUGADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA DA FUNDAÇÃO BAHIANA DE ENGENHARIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO PLACIDIO DE LIMA FERREIRA FILHO vf.docx.pdf | 9,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130780/2/DISSERTACAO PLACIDIO DE LIMA FERREIRA FILHO vf.docx.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons