Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Maristela Rossato | - |
Autor(es): dc.creator | Teles, Stela Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52309 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1122730 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. | - |
Descrição: dc.description | A tese tem como objetivo central compreender a recursividade na produção dos sentidos subjetivos para a configuração subjetiva de docência e de orientação de professores do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa foi realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com a participação de dois docentes-orientadores. Como aporte teórico, foi usada a Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica, que compreende a subjetividade como uma produção tipicamente humana, acontecida na cultura e protagonizada pelo indivíduo. A pesquisa foi desenvolvida por meio da Metodologia Construtiva-Interpretativa e as informações para análise foram geradas a partir de dinâmicas conversacionais direcionadas por um roteiro semiestruturado. A análise foi guiada pela construção interpretativa de indicadores e hipóteses relativas à configuração subjetiva da orientação e da docência. Concluiu-se que a orientação acadêmica e a docência estão constituídas pelas experiências vividas pelo docente-orientador nas práticas de ensino e pela prática de orientação no ProfEPT. | - |
Descrição: dc.description | The thesis's central objective is to understand the recursiveness in the production of subjective meanings for the subjective configuration of teaching and guidance of teachers of the Master's Degree in Professional and Technological Education – ProfEPT.The research was carried out in the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education – ProfEPT of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education in the National Network of the Federal Institutes of Education, Science and Technology and a teacher-advisor participated. The research had as its theoretical contribution the Theory of Subjectivity from a cultural-historical perspective that understands subjectivity as a typically human production that takes place in culture, led by the individual. The research was developed using the Constructive-Interpretative Methodology, the information for analysis was generated from conversational dynamics guided by a semi-structured script. The analysis was guided by the interpretative construction of indicators and hypotheses relating to the subjective configuration of guidance and orientation. We conclude that academic guidance and teaching are constituted by the experiences lived by the teacher-advisor in teaching practices and the guidance practice at ProfEPT. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação stricto sensu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mestrado profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência universitária | - |
Título: dc.title | A recursividade nas produções subjetivas de docência e orientação por professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT | - |
Título: dc.title | Recursion in the subjective productions of teaching and guidance of teachers of the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education – ProfEPT | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: