A experiência de estudantes nos anos de graduação na Universidade de Brasília : percepções sobre raça, racismo e a política de cotas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Carlos Augusto Mello-
Autor(es): dc.creatorEufrásio, Gustavo Henrique Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:59:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:59:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52390-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1119135-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2025.-
Descrição: dc.descriptionO enfoque desta proposta está na compreensão da trajetória acadêmico-institucional de estudantes cotistas durante o curso de graduação, analisando as questões raciais, a compreensão do racismo e da importância das ações afirmativas no contexto da Universidade de Brasília. O desenvolvimento desta pesquisa advém de uma parceria entre instituições de ensino superior que, no caso, se dedicou a realização e análise de entrevistas semiestruturadas com 43 discentes de seis cursos distintos, por meio de uma perspectiva qualitativa. Deste modo, o estudo segue com uma aproximação da teoria política sobre a dimensão racial, passando pela contextualização das ações afirmativas no espectro das políticas públicas e, por fim, com a análise de conteúdo dos dados empíricos adquiridos dos encontros com os graduandos. Através da dissertação se confirma que, a pluralidade cotista segue crescendo e que formas subjetivas de impacto das desigualdades sobre o público-alvo da política ocorre, especialmente nas formas de construção da identidade e os modos de percepção e enfrentamento aos dispositivos raciais durante os anos de graduação, com diferentes formas de reconhecimento do racismo e das desigualdades que se manifestam ao longo de seus percursos na instituição, revelando que os dispositivos de poder se apresentam distintamente dependendo do contexto que o discente está imerso, sobretudo quando a centralidade do problema passa a ser a questão racial.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciência Política (IPOL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGraduação - Universiadade de Brasília-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de cotas-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção de raça-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Título: dc.titleA experiência de estudantes nos anos de graduação na Universidade de Brasília : percepções sobre raça, racismo e a política de cotas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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