Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Jorge Luiz de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Vaincoeur, Paul Edson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:59:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:59:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52115 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1119127 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências de Materiais, 2024. | - |
Descrição: dc.description | O comportamento dinâmico e a dissipação de energia de cabos condutores de alumínio tipo CAL 1120 | 838 MCM, juntamente com a eficiência de amortecedores tipo Stockbridge sob diferentes condições de carga e fadiga, foram investigados neste estudo. A pesquisa teve como objetivo quantificar a dissipação de energia dos condutores sob frequências de vibração, amplitudes e cargas de tração variadas, além de avaliar a degradação do desempenho dos amortecedores após ciclos de fadiga. Os experimentos foram realizados com excitações harmônicas em frequências entre 15,25 Hz e 35,55 Hz, com cargas de tração variando de 22,5% a 30% da carga de ruptura (UTS). Os testes de fadiga incluíram 10 milhões de ciclos de vibração, e a dissipação de energia foi medida utilizando o método da potência com dados de acelerômetros. Os resultados indicaram que a dissipação de energia aumentou com a frequência, passando de 0,0068 W/m em 15,25 Hz para 0,015 W/m em 35,55 Hz, representando um aumento de 120%. Amplitudes maiores, como 1 mm, resultaram em dissipação aproximadamente 25% superior em comparação a 0,7 mm. Cargas de tração mais altas, como 30% da UTS, reduziram a dissipação de energia em 15% em relação a 22,5%, devido ao aumento da rigidez do cabo. Os amortecedores Stockbridge apresentaram uma redução de eficiência de 12,07% após fadiga, particularmente na faixa de 80 Hz a 100 Hz. No entanto, mostraram maior eficiência na faixa de 81 Hz a 90 Hz, com dissipação até 30% superior em relação a outras frequências. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | The dynamic behavior and energy dissipation of CAL 1120 | 838 MCM aluminum conductors, along with the efficiency of Stockbridge dampers under different load and fatigue conditions, were investigated in this study. The research aimed to quantify the energy dissipation of conductors under varying vibration frequencies, amplitudes, and tensile loads, as well as to evaluate damper performance degradation after fatigue cycles. Experiments were conducted using harmonic excitations at frequencies ranging from 15,25 Hz to 35,55 Hz and tensile loads between 22,5% and 30% of the conductor's ultimate tensile strength (UTS). Fatigue tests involved 10 million vibration cycles, and energy dissipation was measured using the power method with accelerometer data. The results showed that energy dissipation increased with frequency, from 0.0068 W/m at 15,25 Hz to 0,015 W/m at 35,55 Hz, representing a 120% increase. Larger amplitudes, such as 1 mm, resulted in approximately 25% higher dissipation compared to 0,7 mm. Higher tensile loads, such as 30% UTS, reduced energy dissipation by 15% compared to 22,5% UTS due to increased conductor stiffness. After 10 million fatigue cycles, dampers exhibited a 10% reduction in efficiency, particularly in the 80 Hz to 100 Hz range. However, they performed most efficiently in the 81 Hz to 90 Hz range, with energy dissipation up to 30% higher than at other frequencies. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências de Materiais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amortecedores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cabos condutores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fadiga estrutural | - |
Título: dc.title | Valiação da potência dissipada e autoamortecimento de condutores 838 MCM | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: