Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fragelli, Ricardo Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Pedrecal, Emilie Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52178 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1119039 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta de análise de uma metodologia ativa à luz da teoria dos afetos, proposta por Espinosa, e visa investigar como esta teoria pode ser verificada como potencializadora das aprendizagens, em particular, na Metodologia Ativa Método Trezentos. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura a fim de sistematizar os principais aspectos contidos na Ética dos Afetos. Analisou-se também os aspectos principais contidos no Método Trezentos. Posteriormente, realizou-se a análise de conteúdo a partir de depoimentos de professores e de estudantes que participaram da aplicação do Método Trezentos em diversos contextos educacionais a partir da literatura disponível. Os resultados obtidos indicam que o Método Trezentos é capaz de despertar afetos positivos nos estudantes, como também constitui em si próprio um afeto positivo, pois seus elementos coincidem com aqueles propostos por Espinosa. | - |
Descrição: dc.description | This work presents an analysis proposal of an active methodology in the light of the Affects Theory, proposed by Espinosa, and aims to investigate how this theory can be verified as enhancing learning, in particular, in the Active Methodology Método Trezentos. Therefore, a Systematic Literature Review is done in order to systematize the main aspects contained in the Ethics of Affects. Also, it was analyzed the records content from teachers and studentes who participated in the application of the Método Trezentos in several educational contexts from available literature. The obtained results indicate that the Método Trezentos is capable of awakening positive affects in students, as it also composes a positive affect in itself since its elements coincide with those proposed by Espinosa. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática (IE MAT) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos afetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - aprendizagem | - |
Título: dc.title | Aprendizagem matemática na metodologia ativa método trezentos à luz da ética dos afetos de Espinosa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: