Agenda 2030, questões raciais e implicações curriculares na/para formação docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília /Universidade Federal da Bahia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de São Paulo /Universidade Federal da Bahia-
Autor(es): dc.creatorSantos, Rita Silvana Santana-
Autor(es): dc.creatorSorrentino, Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:57:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:57:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52330-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14914-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-9499-7272-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-4394-1655-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1119035-
Descrição: dc.descriptionA inclusão do debate da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em contextos curriculares de formação docente, no Brasil, exige questionamentos de conteúdos e abordagens metodológicas que o viabilizem. Exige esforço reflexivo para identificar processos de silenciamentos em relação às questões raciais que potencializam o racismo. Também, requer mudanças curriculares para inclusão de conhecimentos condizentes com a Educação Ambientalmente antirracista. Neste artigo, compartilhamos reflexões oriundas de movimentos curriculares vinculados às atividades de extensão, ensino e pesquisa acerca da importância das articulações entre sustentabilidade socioambiental, equidade racial, Agenda 2030 na/para formação docente.-
Descrição: dc.descriptionThe inclusion of the 2030 Agenda for Sustainable Development debate in curricular contexts of teacher training, in Brazil, requires questioning contents and methodological approaches that make it possible. It demands an reflective effort to identify silencing processes regarding racial issues that enhance racism. Also, curricular changes imply the inclusion of knowledge consistent with environmentally anti-racist education. Is this article, we share reflections arising from curricular movements linked to outreach activities, teaching and research that reveal the importance of connections between socio-environmental sustainability, racial equity, and the 2030 Agenda in/for teacher training.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC-ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.-
Palavras-chave: dc.subjectAgenda 2030-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectRaça-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Título: dc.titleAgenda 2030, questões raciais e implicações curriculares na/para formação docente-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.