Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília /Universidade Federal da Bahia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo /Universidade Federal da Bahia | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Rita Silvana Santana | - |
Autor(es): dc.creator | Sorrentino, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52330 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14914 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-9499-7272 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-4394-1655 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1119035 | - |
Descrição: dc.description | A inclusão do debate da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em contextos curriculares de formação docente, no Brasil, exige questionamentos de conteúdos e abordagens metodológicas que o viabilizem. Exige esforço reflexivo para identificar processos de silenciamentos em relação às questões raciais que potencializam o racismo. Também, requer mudanças curriculares para inclusão de conhecimentos condizentes com a Educação Ambientalmente antirracista. Neste artigo, compartilhamos reflexões oriundas de movimentos curriculares vinculados às atividades de extensão, ensino e pesquisa acerca da importância das articulações entre sustentabilidade socioambiental, equidade racial, Agenda 2030 na/para formação docente. | - |
Descrição: dc.description | The inclusion of the 2030 Agenda for Sustainable Development debate in curricular contexts of teacher training, in Brazil, requires questioning contents and methodological approaches that make it possible. It demands an reflective effort to identify silencing processes regarding racial issues that enhance racism. Also, curricular changes imply the inclusion of knowledge consistent with environmentally anti-racist education. Is this article, we share reflections arising from curricular movements linked to outreach activities, teaching and research that reveal the importance of connections between socio-environmental sustainability, racial equity, and the 2030 Agenda in/for teacher training. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY NC-ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agenda 2030 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Título: dc.title | Agenda 2030, questões raciais e implicações curriculares na/para formação docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: