Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Lorrainy Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:56:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52389 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1118957 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2024. | - |
Descrição: dc.description | Essa dissertação propõe uma metodologia de ensino, a partir de uma pesquisa-ação, que visa explorar o Grafite como uma forma de colaboração e protagonismo entre estudantes em uma escola pública do Distrito Federal. O objetivo é investigar os efeitos dessa prática colaborativa na expressão criativa, no trabalho em equipe e protagonismo estudantil nos participantes, no contexto pós-pandêmico COVID19. A pesquisa será realizada por meio de observações da aplicação de uma proposta pedagógica que utiliza o Grafite como ferramenta colaborativa. Para tanto serão feitos grupos focais, diário de bordo e análise bibliográfica, buscando compreender como o Grafite pode promover a cooperação, a comunicação e a interação positiva entre os estudantes envolvidos. Os resultados deste estudo podem fornecer reflexões valiosas para educadores e profissionais da área de educação artística, auxiliando na criação de propostas pedagógicas com práticas mais inclusivas e reflexivas por meio da colaboração. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation proposes a teaching methodology, based on action research, aimed at exploring Grafite as a form of collaboration and student empowerment in a public school in the Federal District. The goal is to investigate the effects of this collaborative practice on creative expression, teamwork, and student empowerment among participants in the post-COVID-19 pandemic context. The research will be conducted through observations of the implementation of an educational proposal that uses Grafite as a collaborative tool. For this purpose, focus groups, a diary of experiences, and bibliographical analysis will be carried out, seeking to understand how Grafite can promote cooperation, communication, and positive interaction among the involved students. The results of this study can provide valuable insights for educators and professionals in the field of art education, assisting in the creation of pedagogical proposals with more inclusive and reflective practices through collaboration. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grafite | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distrito Federal (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação artística | - |
Título: dc.title | Trabalho de estudante : processo colaborativo com grafite | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: