Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Daniel Alves da | - |
Autor(es): dc.creator | Albuquerque, Tayná Gabriela Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:55:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:55:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52139 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1118893 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2024. | - |
Descrição: dc.description | O estudo se baseia na adaptação do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19 e a transformação digital nas instituições de ensino superior. Considerando o impacto da pandemia no ensino e nas abordagens pedagógicas, a pesquisa investiga como as novas tecnologias foram integradas ao ensino no Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE). Para analisar as percepções de alunos e professores, foi adotada uma abordagem qualitativa com métodos mistos de coleta e análise de dados. Foi elaborado um questionário, com questões abertas e fechadas, abordando as experiências com o ensino remoto, presencial e híbrido. O questionário foi enviado por e-mail a uma amostra representativa de alunos do curso, garantindo a diversidade de opiniões. As questões foram agrupadas em categorias como desafios, benefícios e perspectivas futuras do ensino híbrido. Os resultados revelaram uma variedade de percepções, destacando tanto as vantagens quanto as dificuldades de cada modalidade. As conclusões fornecem subsídios importantes para o desenvolvimento de estratégias educacionais pós-pandemia, considerando as necessidades dos alunos e os novos modelos de ensino. | - |
Descrição: dc.description | The study is based on the adaptation of remote learning during the COVID-19 pandemic and the digital transformation in higher education institutions. Considering the impact of the pandemic on teaching and pedagogical approaches, the research investigates how new technologies were integrated into education in the Professional Master’s Program in Electrical Engineering (PPEE). To analyze the perceptions of students and professors, a qualitative approach with mixed methods for data collection and analysis was adopted. A questionnaire was developed, with both open and closed-ended questions, addressing experiences with remote, in-person, and hybrid teaching. The questionnaire was sent by email to a representative sample of students from the course, ensuring diversity of opinions. The questions were grouped into categories such as challenges, benefits, and future perspectives of hybrid teaching. The results revealed a variety of perceptions, highlighting both the advantages and difficulties of each modality. The conclusions provide valuable insights for the development of post-pandemic educational strategies, considering the needs of students and the new teaching models. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino híbrido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino presencial superior - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem - desafios | - |
Título: dc.title | A influência do ensino remoto na formação e expectativas de alunos e professores no pós-pandemia : um estudo de caso no PPEE/UnB | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: