Efeitos da realidade virtual imersiva versus ciclismo estacionário ativo em pessoas com Doença de Parkinson : ensaio clínico randomizado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeal, Josevan Cerqueira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maria Beatriz Barbosa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:54:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:54:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52199-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1118852-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2025.-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa, crônica e progressiva que afeta o sistema nervoso central, acarretando em diminuição da produção de dopamina. Essa diminuição leva a alterações na funcionalidade global e gera déficits cognitivos, que impactam na qualidade de vida dessa população. Objetivo: Comparar a efetividade de um treinamento utilizando a realidade virtual imersiva com um treinamento com ciclismo estacionário ativo sobre a destreza manual e a cognição de pessoas com DP. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, paralelo, controlado e cego, realizado com pacientes diagnosticados com doença de Parkinson, alocados, aleatoriamente, em 2 grupos: realidade virtual imersiva ou exercício aeróbico. O treinamento teve duração de 8 semanas consecutivas, sendo 45 minutos cada, 2 vezes por semana. Ambos os grupos foram avaliados antes e após o término, por instrumentos que avaliaram destreza manual (BBT e 9HPT) e cognição (TMT e RAVLT). Resultados: Foram randomizados 29 pacientes. A maioria dos participantes eram homens, com idade média de 60 anos. A análise revelou que houve uma diferença significativa entre os grupos na variável de destreza manual, avaliada pelo box and block test (F(1,19)= 6,947, p= 0,016, d= 0,17). Observou-se nos resultados pré e pós de destreza manual e os de desempenho cognitivo, em ambos os grupos houve uma melhora ou manutenção das médias dos testes. Conclusão: Este estudo demonstrou a efetividade da realidade virtual imersiva e o ciclismo estacionário ativo em relação aos desfechos envolvidos de destreza manual e de cognição de pacientes com doença de Parkinson.-
Descrição: dc.descriptionFundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF)-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: Parkinson's disease is a chronic and progressive neurodegenerative disease that affects the central nervous system, resulting in decreased dopamine production. This decrease leads to changes in global functionality and generatescognitive deficits, which impact the quality of life of this population. Objective: To compare the effects of training using immersive virtual reality with training using activestationary cycling on cognition and quality of life of people with PD. Methods: This isa randomized, parallel, controlled and blinded clinical trial, carried out with patientsdiagnosed with Parkinson's disease, randomly allocated into 2 groups: immersive virtual reality or aerobic exercise. The training lasted 8 consecutive weeks, 45 minutes each, twice a week. Both groups were evaluated before and after completion, using instruments that assessed manual dexterity (BBT and 9HPT) and cognition (TMT andRAVLT). Results: 29 patients were randomized. Most participants were men, with amean age of 60 years. The analysis revealed that there was a significant difference between the groups in the manual dexterity variable, assessed by the box and block test(F(1,19) = 6.947, p = 0.016, d = 0.17). In the pre and post results of manual dexterity and cognitive performance, it was observed that in both groups there was animprovement or maintenance of the test means. Conclusion: This study demonstrated the effectiveness of immersive virtual reality and active stationary cycling in relation tothe outcomes involved in manual dexterity and cognition of patients with Parkinson'sdisease.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) – Campus UnB Ceilândia-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade virtual-
Palavras-chave: dc.subjectDoença de Parkinson-
Palavras-chave: dc.subjectCognição - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectDoença de Parkinson-
Título: dc.titleEfeitos da realidade virtual imersiva versus ciclismo estacionário ativo em pessoas com Doença de Parkinson : ensaio clínico randomizado-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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