Geometrias não euclidianas : uma possibilidade para a educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavalheiro, Adail de Castro-
Autor(es): dc.creatorSantos, Lucas Mata da Câmara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:53:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:53:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52179-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1118768-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta noções sobre geometrias não euclidianas e ideias de abordagens da temática no ambiente escolar. A dissertação apresenta um ponto de vista histórico, que trata do surgimento e da evolução dessas geometrias, estabelecendo um contraponto com a geometria de Euclides, apresentando propriedades e características da Geometria do Taxista, da Geometria Elíptica (com foco na Geometria Esférica) e da Geometria Hiperbólica. A proposta visa auxiliar os docentes na formação continuada e na elaboração de aulas e atividades sobre a temática para aplicação em turmas do ensino básico, de maneira contextualizada e criativa.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents notions about non-Euclidean geometries and ideas for approaching the topic in the school environment. The dissertation presents a historical point of view, which deals with the emergence and evolution of these geometries, establishing a counterpoint with Euclid’s geometry, presenting properties and characteristics of Taxicab Geometry, Elliptical Geometry (with a focus on Spherical Geometry) and Hyperbolic Geometry. These work aims to assist teachers in continuing training and in the development of classes and activities on the topic for application in basic education classes, in a contextualized and creative way.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Matemática (IE MAT)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria não-euclidiana-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria hiperbólica-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino básico)-
Título: dc.titleGeometrias não euclidianas : uma possibilidade para a educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.