
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ana Mansur de | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Naira Almeida da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:52:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:52:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52056 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1118743 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2025. | - |
| Descrição: dc.description | Lidar com as informações do cotidiano e seus impactos em nós é uma questão cada vez mais latente no contexto moderno de superinformação e aceleração. Assim, surge a necessidade de criar soluções, recursos e tecnologias que permitam mediar as tensões entre o contexto externo e as aspirações e necessidades pessoais. O método Bullet Journal pode ser apontado como uma ferramenta que contribui nesse sentido, sendo um artefato cognitivo que ajuda a sistematizar e operacionalizar as informações pessoais, propondo formas de visualização e interação. Dessa forma, é possível desenvolver novas formas de relação com a informação pessoal, o que contribui para desenvolver novas formas de relação consigo mesmo. Esta pesquisa investiga de que forma sistemas manuais de informação pessoal podem contribuir para o cultivo de um olhar mais humano de si a partir do Design da Informação. Entendemos que essa perspectiva pode ser cultivada a partir dos conceitos de tornar-se si mesmo, autocompaixão, mindfulness e agência. A partir da análise do método Bullet Journal, para explorar uma visão geral deste contexto de criação e uso do Design da Informação por não profissionais em sistemas manuais de informação pessoal. Também é discutido o Design da Informação como mediador do olhar para si. Nesta pesquisa exploratória e teórica, discutem-se as possíveis contribuições de conhecimentos do Design da Informação para o processo de criação desses sistemas; para a reflexão sobre si através dos dados da vida cotidiana; para possibilitar o desenvolvimento de processos e práticas que ajudam a desenvolver competências como o olhar para si, a autocompreensão, a autoexpressão, a ação sobre si e a ação no mundo; e para a construção de um contexto que auxilia a presença, a reflexão e o autodirecionamento. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Dealing with everyday information and its impacts on us is an increasingly pressing issue in the modern context of information overload and acceleration. Thus, the need arises to create solutions, resources, and technologies that can mediate the tensions between the external context and personal aspirations and needs. The Bullet Journal method can be identified as a tool that contributes in this regard, as a cognitive artifact that helps systematize and operationalize personal information, proposing ways of visualization and interaction. In this way, it is possible to develop new ways of relating with personal information, which contributes to developing new ways of relating to oneself. This research seeks to investigate how manual personal information systems can contribute to cultivating a more human perspective of oneself through Information Design. We understand how this perspective can be cultivated based on the concepts of self-actualization, self-compassion, mindfulness, and agency. Through the analysis of the Bullet Journal method, we explore an overview of this context in which Information Design is created and used by non-professionals in manual personal information systems. Information Design is also discussed as a self-reflection mediator. In this exploratory and theoretical research, we discuss the potential contributions of Information Design knowledge to the process of creating these systems; to self-reflection through everyday life data; to enabling the development of processes and practices that help cultivate competencies such as self-awareness, self-understanding, self-expression, self-action, and action in the world; and to the construction of a context that fosters presence, reflection, and self-direction. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Design (IdA DIN) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Design | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autopercepção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reflexão | - |
| Título: dc.title | Espelho no papel : o cultivo do olhar humano de si através de sistemas manuais de informação pessoal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: