Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Regina da Silva Pina | - |
Autor(es): dc.creator | Salles, Tainá Luara Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:50:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:50:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52174 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1118675 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa aborda o estudo, a replicação e a análise de um conjunto de aulas com o objetivo geral de promover a compreensão do tópico curricular de frações no sexto ano do ensino fundamental, com o apoio das Barras de Cuisenaire. O conjunto de aulas foi desenvolvido junto a alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola particular do Distrito Federal, na perspectiva do Ensino Exploratório (Canavarro, 2011). Observou-se que o material manipulável contribuiu para a ampliação da compreensão dos alunos sobre o significado dos números fracionários, bem como para a resolução de situações-problema que envolviam operações com frações. Além disso, ressalta-se o valor das ações lúdicas e exploratórias no processo de aprendizagem, pois proporcionam aos alunos diferentes formas de explorar e registrar suas produções matemáticas, facilitando, assim, a assimilação do conteúdo. | - |
Descrição: dc.description | This research addresses the study, replication, and analysis of a series of lessons designed to enhance the comprehension of the curriculum topic of fractions among sixth-grade elementary students. These lessons are supported by the use of Cuisenaire rods. They were conducted with sixth-grade students from a private school in the Federal District, following the principles of the Exploratory Teaching approach (Canavarro, 2011). It was observed that the manipulative material not only broadened the understanding of fractional numbers but also facilitated the resolution of problem scenarios involving fraction operations. Moreover, the significance of incorporating playful and exploratory activities in the learning process is underscored. Such activities provide students with diverse avenues to explore and document their mathematical insights, thereby aiding in the absorption of the subject matter. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática (IE MAT) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia lúdica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frações - aprendizagem - crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas particulares - Distrito Federal (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | - |
Título: dc.title | Frações na perspectiva do ensino exploratório : experiência no sexto ano do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: