FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO IF BAIANO CATU: RELATOS DAS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIF Baianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos Gonçalves, Adilton Rubem-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:19:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:19:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-
identificador: dc.identifier.otherFORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO IF BAIANO CATU: RELATOS DAS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1118372-
Resumo: dc.description.abstractNesse texto dissertativo, apresento as vivências e experiências dos(as) discentes do IF Baiano Campus Catu, nos espaços pedagógicos, a partir dos relatos na Entrevista Compreensiva. Apresento o espaço pedagógico como o lugar onde o discente interage, realiza suas atividades, seus relacionamentos com o corpo docente, servidores(as) técnico(as), entre outros sujeitos envolvidas no processo de ensino aprendizagem que o (a) ajudam a fortalecer sua Formação Humana Integral. O lugar onde aprendem e desenvolvem suas habilidades. Um lugar de experiências e vivências de angústias, alegrias, incertezas e descobertas. Esses espaços dentro do Campus Catu, foram pontos de partida para o estudo. O Objetivo Geral foi interpretar a partir das vivências e experiências dos(as) discentes do Ensino Médio Integrado sobre o sentimento de pertencimento, construído nos espaços pedagógicos do IF Baiano Campus Catu, e suas relações com a Formação Humana Integral. A metodologia utilizada foi a Fenomenologia de Husserl, utilizando-se da Redução Eidética, da Epoché, e da Entropatia, foram determinantes para a desvelação do Fenômeno e, ao mesmo tempo, apontou para novas possibilidades. Como resultados alcançados foram a criação de um Produto Educacional no formato de Histórias em Quadrinhos, como estratégia para subsidiar e inspirar práticas que promovam a inclusão, o Pertencimento e a Formação Humana Integral desses(as) discentes em todo o ano letivo, com as vivências e experiências suscitadas pelos(as) discentes nos espaços pedagógicos. Os achados que sustentam e fortalecem a Formação Humana Integral e o sentimento de Pertenciemento, constam nos relatos dos(as) discentes como: As Políticas estudantis, as aulas práticas, as viagens técnicas, os eventos promovidos pelo Campus e pelo IF Baiano, a pesquisa e a extensão, os grupos específicos de teatro/artes, esportes, música, estudos, etc, além do relacionamento com os(as) docentes e a liberdade de ser o que quiser dentro do IF. Toda essa dinâmica acontece nos espaços, lugar de relações sociais, políticas, afetivas com o IF Baiano Campus Catu sendo potenciais desenvolvedores da Formação Humana Integral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,3 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleFORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO IF BAIANO CATU: RELATOS DAS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons