
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Igor dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Beltrão, Mariana Modesto Prates | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:49:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:49:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52183 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117913 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2025. | - |
| Descrição: dc.description | Equações polinomiais do 2º grau possuem aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento, assim dominar as diferentes técnicas de resolução e de modelagem destas equações é fundamental para solucionar os mais variados tipos de problemas. Os resultados de Matemática para o 9º ano do Ensino Fundamental obtidos no Sistema de Avaliação da Educação Básica em 2021 indicam que a maioria dos estudantes brasileiros estão concentrados em níveis mais baixos de proficiência, não tendo portanto o domínio das habilidades básicas a serem alcançadas ao final do Ensino Fundamental. Esses resultados sugerem que os estudantes enfrentam dificuldades em habilidades presentes em níveis mais elevados de proficiência, como é o caso da resolução de problemas envolvendo equação polinomial do 2º grau. O objetivo geral deste trabalho foi propor o desenvolvimento de uma sequência didática usando metodologias ativas - Método Trezentos e Aprendizagem Baseada em Jogos - para aprimorar o aprendizado em equações polinomiais do 2º grau. A finalidade da sequência didática criada não é ensinar o conteúdo didático, mas capacitar os estudantes a dominarem as habilidades necessárias para a aprendizagem por meio de uma estratégia educacional estruturada em atividades sequenciais e articuladas, que incentivem a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, com o apoio do uso de tecnologias educacionais. O uso de metodologias ativas e a construção de uma sequência didática são práticas complementares que, quando integradas, potencializam o processo de ensino-aprendizagem. Diversificar a experiência educacional é fundamental para que os estudantes desenvolvam suas habilidades, tornando-os mais preparados para enfrentar as mudanças e demandas do mundo. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Quadratic polynomial equations have applicability in various areas of knowledge, so mastering the different techniques for solving and modeling these equations is essential for solving a wide range of problems. The results of Mathematics for the 8th grade of Middle School obtained in the Basic Education Evaluation System in 2021 indicate that the majority of Brazilian students are concentrated at lower proficiency levels, and therefore do not master the basic skills to be achieved by the end of Middle School. These results suggest that students face difficulties in skills present at higher proficiency levels, such as solving problems involving quadratic polynomial equations. The general objective of this work was to propose the development of a didactic sequence using active methodologies - the Trezentos Method and Game-Based Learning - to enhance learning in quadratic polynomial equations. The purpose of the created didactic sequence is not to teach the content itself, but to enable students to master the skills necessary for learning through an educational strategy structured in sequential and interconnected activities, which encourage students active participation in the teaching-learning process, supported by the use of educational technologies. The use of active methodologies and the construction of a didactic sequence are complementary practices that, when integrated, enhance the teaching-learning process. Diversifying the educational experience is crucial for students to develop their skills, making them better prepared to face the changes and demands of the world. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Matemática (IE MAT) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos didáticos digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
| Título: dc.title | Sequência didática usando metodologias ativas para aprimorar a aprendizagem em equações polinomiais do 2º grau | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: