Políticas de memória no conflito armado colombiano : um estudo a partir de Doris Salcedo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Barbara Mangueira do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:49:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:49:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52150-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-5336-2481-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117910-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho resulta de uma pesquisa sobre a relação entre alguns trabalhos da artista colombiana Doris Salcedo e as políticas de memória no conflito armado colombiano atual. A artista se posiciona no campo de disputas envolvendo as narrativas de memória na Colômbia de modo a se aproximar de um projeto político específico de justiça de transição. Nas cinco obras analisadas (Noviembre 6 y 7, Acción de Duelo, Sumando Ausencias, Fragmentos e Quebrantos), realizadas entre 2002 e 2019, Salcedo confere uma centralidade para as vítimas do conflito, partindo de um desejo de reparação simbólica que coloca em questão as práticas memoriais, os monumentos, os lugares de memória e as datas de rememoração. Há uma centralidade no tema do luto como uma tarefa coletiva, trabalhado pelo artista por meio estratégias estéticas contemporâneas que buscam evitar a cristalização das memórias no espaço público. Ainda assim, seus trabalhos seguem marcados por uma dimensão monumental e o envolvimento do público nas ações propostas é dirigido pela artista. A aproximação formal ao Acuerdo Final para la Terminación del Conflicto y la Construcción de una Paz Estable y Duradera e da Comisión para el Esclarecimiento de la Verdad, la Convivencia y la No Repetición, presente nas últimas obras analisadas, denota um alinhamento político da artista e uma tomada de posição em um contexto de intensas disputas sociais que ultrapassam as fronteiras específicas da arte contemporânea.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de História (ICH HIS)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC ND)-
Palavras-chave: dc.subjectSalcedo, Doris, 1958--
Palavras-chave: dc.subjectFuerzas Armadas Revolucionárias de Colombia-
Palavras-chave: dc.subjectArte colombiana - história-
Palavras-chave: dc.subjectMemória na arte-
Título: dc.titlePolíticas de memória no conflito armado colombiano : um estudo a partir de Doris Salcedo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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