
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de santos | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Hidalgo, Luciana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rezende da Silva, Simone | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T23:51:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T23:51:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-29 | - |
| identificador: dc.identifier.other | produto_luciana hidalgo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117891 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional em questão busca estabelecer uma relação entre a trilha montessoriana de atividades práticas e a dissertação intitulada “Potencialidade do Método Montessori como dinamizador das habilidades leitoras no 1º. ano do Ensino Fundamental”, no contexto do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES. A pesquisa discute como o Método Montessori, com seu enfoque no desenvolvimento individual e no respeito ao ritmo de aprendizagem de cada criança, pode ser um instrumento eficaz no desenvolvimento das habilidades leitoras nas primeiras etapas do Ensino Fundamental. O Produto Educacional apresenta uma trilha de atividades pedagógicas pautada no Método Montessoriano e sua ênfase em ambientes preparados e atividades sensoriais e como a sua aplicação pode ser utilizada para potencializar as competências leitoras dos alunos do 1º. ano do Ensino Fundamental, promovendo uma aprendizagem mais autônoma e significativa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 21,4 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Método Montessori | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Personalização do ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Habilidades leitoras | pt_BR |
| Título: dc.title | Trilha Montessoriana: Estratégias de alfabetização com suporte didático no método Montessori | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação da Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| produto_luciana hidalgo.pdf | Produto Educacional | 20,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1117891/2/produto_luciana hidalgo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons