Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Edy | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T20:48:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T20:48:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117889 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A utilização de recursos concretos e práticos no ensino da Matemática pode ser uma ferramenta essencial para a compreensão de conceitos que, muitas vezes, são abstratos e de difícil assimilação pelos alunos. O laboratório de Matemática surge como um espaço dinâmico e interativo, onde os estudantes podem vivenciar a Matemática de forma lúdica e significativa, por meio de materiais manipuláveis e atividades práticas. Esse ambiente não só torna o aprendizado mais atrativo, mas contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas. Vivemos em uma era em que a educação precisa se reinventar, buscando metodologias que dialoguem com as necessidades dos alunos. O Laboratório de Matemática se apresenta como uma proposta inovadora, capaz de diversificar as experiências educacionais e promover uma aprendizagem mais contextualizada. Por meio de materiais como sólidos geométricos, discos de frações, material dourado e outros recursos, os alunos têm a oportunidade de explorar conceitos matemáticos de forma concreta, construindo seu conhecimento de maneira autônoma e colaborativa. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Laboratório de Matemática Um Espaço para Aprender e Transformar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons