Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Finau, Rossana Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6964-6326 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6152070189347993 | - |
Autor(es): dc.contributor | Miyaki, Cristina Yukie | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9771854018919441 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertucci, Roberlei Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4014-5610 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1670264521787554 | - |
Autor(es): dc.contributor | Finau, Rossana Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6964-6326 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6152070189347993 | - |
Autor(es): dc.creator | Mattos, Luiz Felipe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:41:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:41:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29475 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117839 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to analyze metalanguage as a cognitive technology and its representations through the reading and writing of tweets – posts on the social network Twitter in which informal interactions occur through written language. Therefore, this work begins its discussions with the theoretical articulation of language and technology, linked to the concept of language as a system proposed by Cupani (2004; 2011), also showing the writing as a technology (AUROUX, 1992; COULMAS, 2014; GNANADESIKAN, 2009). After that, we discuss Dascal’s proposal (2002), in which the author considers language as a cognitive technology. It is important to stimulate reflection jointly on the concepts of epilanguage (CULIOLI, 1995; CULIOLI & NORMAND, 2005; ROMERO, 2011; 2019) as non-rational knowledge that is inaccessible to the speaker in order to later discuss metalanguage (AUROUX, 1992; JAKOBSON, 2010; FLÔRES, 2011; FLÔRES; GABRIEL, 2012) – the latter as linguistic knowledge ordered and externalized by the speaker at the moment of enunciation. In this research, the idea of metalanguage as a cognitive tool is defended, as it is understood that the speaker can reflect on the language through its representations, taking into account their linguistic repertoire from certain context(s) (DASCAL, 2006). As a methodology for data collection and analysis, we opted for a descriptive and interpretive approach to organizing a corpus consisting of tweets from users on the digital social network Twitter. For the composition of this corpus, tweets that addressed any linguistic analysis made by users were collected. Thus, this research reflects on the manifestation of metalinguistic knowledge in tweets, noting that this media has limited characters and, thus, it may be interesting to find out how the speaker can think about the uses of the language and try to expose them even with the limitation of this type of writing. To do só, we observe the understanding and inquiry creatively made by the speakers. The results indicated by the analysis show the technical nature of epilanguage through the traces of unconscious activity in the production of tweets, using metalanguage as a technology to represent their linguistic reflections in the digital social network. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo analisar a metalinguagem como tecnologia cognitiva e suas representações por meio da leitura e da escrita de tweets, postagens na rede social Twitter, onde ocorrem interações informais por meio da língua escrita. Para tanto, iniciamos nossas discussões com a articulação teórica sobre língua(gem) e tecnologia, atreladas pelo conceito de sistema proposto por Cupani (2004; 2011). A seguir, abordamos a proposta de Dascal (2002) na qual o autor considera a linguagem como tecnologia cognitiva. É importante refletirmos, de maneira conjunta, acerca do conceito de epilinguagem (CULIOLI, 1995; CULIOLI & NORMAND, 2005; ROMERO, 2011; 2019) como conhecimento não racional e inacessível pelo falante para, posteriormente, conceituarmos metalinguagem (AUROUX, 1992; JAKOBSON, 2010; FLÔRES, 2011) como conhecimento linguístico ordenado e exteriorizado por parte do falante. Em nossa pesquisa, defendemos a metalinguagem como ferramenta cognitiva, pois compreendemos que o falante seja capaz de refletir e analisar a língua por meio de suas representações, levando em consideração seu repertório linguístico a partir de determinado(s) contexto(s) (DASCAL, 2006). Como metodologia de coleta e análise de dados, optamos por uma abordagem de caráter descritivo e interpretativo com vistas à organização de corpus composto por tweets de usuários na rede social digital Twitter. Para a organização do corpus, coletamos tweets que abordassem quaisquer análises linguísticas realizadas no processo de engajamento feito pelos usuários com assuntos em comum. Assim, refletiremos sobre a manifestação linguística por parte dos falantes nos tweets, os quais têm o uso de caracteres limitados em sua produção. Nos textos sob análise, verificaremos as manifestações das atividades epilinguísticas e metalinguísticas, além de observarmos. Dessa forma, procuramos evidenciar como os conhecimentos epilinguístico e metalinguístico são mobilizados pelos interlocutores em caráter de enunciação. Os resultados apontados pela análise indicam o caráter técnico da epilinguagem por meio dos vestígios da atividade inconsciente na produção de tweets, se valendo da metalinguagem como tecnologia ao representar suas indagações linguísticas na rede social digital. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metalinguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Twitter (Rede social on-line) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metalanguage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic analysis (Linguistics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | O emprego de recursos metalinguísticos no Twitter | - |
Título: dc.title | The use of metalinguistic resources on Twitter | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: