E-commerce para micro e pequenas empresas: desafios e oportunidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de-
Autor(es): dc.contributorMeza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de-
Autor(es): dc.contributorTorres, Ricardo Lobato-
Autor(es): dc.contributorLemes Junior, Antônio Barbosa-
Autor(es): dc.creatorPádua, Heloíse Marques Falleiros de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:41:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:41:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24166-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117819-
Descrição: dc.descriptionThe e-commerce sector is growing continuously and consolidating itself every day in our country. In 2018, Brazilian e-commerce revenues reached 53.2 billion reais, while between 2006 and 2016, the number of Micro and Small Enterprises (SMEs) grew 21.9%, resulting in 5 million new formal jobs at Brazil. Thus, for micro and small entrepreneurs this trade is emerging as an opportunity. The present work seeks to analyze which opportunities and challenges that microentrepreneurs need to know and face today to be inserted in this segment. Through a systematic literature review, it was possible to realize that the virtual market is a tool with great competitive advantage and great possibility of return. This market remains evolving and the entrepreneur demands a well-structured strategic, operational, financial and marketing planning. Barriers such as logistics management, taxation, limited connectivity, and low knowledge of e-commerce strategies need to be overcome for the industry to continue to grow steadily.-
Descrição: dc.descriptionO setor de comércio eletrônico apresenta crescimento contínuo e está se consolidando a cada dia no país. Segundo relatório E-bit, em 2018 o faturamento do e-commerce brasileiro atingiu 53,2 bilhões de reais, enquanto entre 2006 e 2016, o número de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) cresceu 21,9%, resultando em 5 milhões de novos postos formais de trabalho no Brasil. Assim, para os micro e pequenos empresários esse comércio desponta como oportunidade. Desta forma, o presente trabalho busca analisar quais são as oportunidades e os desafios para o microempreendedor competir no e-commerce. Através de uma revisão bibliográfica sistematizada, foi possível perceber que o mercado virtual é uma ferramenta que oferece ao empreendedor vantagens competitivas e maiores possibilidades de retorno se comparados ao mercado tradicional, principalmente devido a escala de vendas e os baixos custos de implantação. Este mercado permanece em evolução e demanda do empreendedor planejamentos estratégico, operacional, financeiro e de marketing bem estruturados. Barreiras como gestão logística, tributação, limitação de conectividade e baixo grau de conhecimento sobre estratégias de e-commerce precisam ser superadas para que o setor permaneça crescendo com perenidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Gestão Financeira-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e médias empresas-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento de negócios-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic commerce-
Palavras-chave: dc.subjectSmall business-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness planning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA-
Título: dc.titleE-commerce para micro e pequenas empresas: desafios e oportunidades-
Título: dc.titleE-commerce for micro and small businesses challenges and o oportunities-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.