
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
| Autor(es): dc.creator | Schmitz, Sandro Flávio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:41:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:41:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20587 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117699 | - |
| Descrição: dc.description | Diante da dificuldade encontrada pelos alunos de matemática, no conteúdo de Estatística, buscou-se neste trabalho aplicar diferente forma de ensinar e analisar os resultados. O objetivo desta pesquisa, integra experiências cotidianas dos alunos ao ensino da matemática, utilizando-se da modelagem matemática, ao desenvolver uma maquete de um canteiro de obra, como estratégia de ensino. A metodologia utilizada neste artigo partiu de uma revisão bibliográfica, como fundamentação teórica e a partir daí empregou-se uma pesquisa de campo através da abordagem estudo de caso, pois aplicou-se uma experiência em sala de aula, por um período de dois meses. O desenvolvimento da estratégia ocorreu por meio da mediação do professor. O professor deve se colocar como mediador entre o conteúdo sistematizado e as experiências aplicadas, no decorrer da pesquisa com o intuito de fomentar o conhecimento. Nesse artigo abordou-se sobre o conteúdo matemático de uma forma mais próxima à realidade do aluno, além de instigá-lo no processo da criação de uma maquete e oportunizar a compreensão do vocabulário específico da construção civil. Quanto à relevância científica e social deste trabalho, espera-se que contribua no sentido de provocar nos professores que atuam em segundo grau, indagações sobre a aplicabilidade de diferentes estratégias metodológicas ao ensino da matemática. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática aplicada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Applied mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: