Protótipo de aplicação computacional para o agronegócio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Cléber Gimenez-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Cléber Gimenez-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Claiton de-
Autor(es): dc.contributorSanches, Silvio Ricardo Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorJosé, Patrícia dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:41:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:41:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37678-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117655-
Descrição: dc.descriptionThe software industry includes several areas and it is increasing even more and more in the agribusiness. Then, there are a lot of available systems in order to accomplish agriculture field functions with a more automated and agile way creating a competitive market. In order to stand out among proposed solutions, new applications increasingly seek to ensure that their product has added value and generates satisfaction for the user. A way to reach that result is by investments in usability, which consequently generates satisfaction in performing tasks during human-computer interaction. In order a system to have value and quality since its projection, There are indispensable steps in its planning, such as study of the target audience, which can be carried out through personas, involved the client in the construction of high-fidelity prototypes, which represent in detail characteristics, especially in the interface, that the final product will have and rating of these prototypes using means to collect qualitative and quantitative data from users, as well as assessment techniques along with the application of heuristics. This project aims to develop a weed identification system in soybean culture, which helps the farmer, focusing mainly on human-computer interaction. In order to achieve the objective, steps to define the user's profile, survey requirements, prototyping and evaluate the system with users, will be performed using approaches available in the literature, such as tools and questionnaires.-
Descrição: dc.descriptionA indústria de software abrange diversas áreas de mercado e está avançando cada vez mais no agronegócio. Com isso, há disponível diversos sistemas para realização das funções do campo agrícola de forma automatizada e ágil, criando um mercado competitivo. Visando se destacar entre as soluções propostas, novas aplicações procuram cada vez mais garantir valor agregado e a satisfação do seu usuário. Uma maneira de atingir tal resultado é por meio de investimentos em usabilidade, que garantem satisfação na realização de tarefas durante a interação humano-computador. Para que um sistema tenha valor e qualidade desde a sua projeção, há etapas indispensáveis em seu planejamento, como estudo do público alvo, que pode ser realizado por meio de personas, envolvimento do cliente na construção de protótipos de alta fidelidade, que representem detalhadamente características, especialmente na interface que o produto final irá possuir, e avaliações desses protótipos usando meios para coleta de dados qualitativos e quantitativos dos usuários, bem como técnicas de avaliação juntamente da aplicação de heurísticas. Este trabalho busca desenvolver um protótipo para validar e possibilitar o desenvolvimento de um sistema para identificação de plantas daninhas na cultura de soja, que auxilie o agricultor, com foco especialmente na interação humano-computador. Para atingir o objetivo, etapas de definição do perfil do usuário, de levantamento de requisitos, prototipação e avaliação do sistema com usuários, foram executadas utilizando abordagens disponíveis na literatura, como ferramentas e questionários. Por meio dessas etapas aplicadas com auxílio do método de duplo diamante, chegou-se a uma conclusão que o passo a passo proposto garante uma descoberta mais aderente à realidade do usuário, gerando um protótipo que atinge o melhor valor de escala de usabilidade de software, e um perfil de usuário bem definido, trazendo oportunidades maiores de atuação do produto e garantindo uma maior adesão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia da Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAgropecuária-
Palavras-chave: dc.subjectInteração humano-máquina-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de protótipos-
Palavras-chave: dc.subjectAgriculture-
Palavras-chave: dc.subjectHuman-computer interaction-
Palavras-chave: dc.subjectPrototypes, Engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleProtótipo de aplicação computacional para o agronegócio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.