
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nascentes, Zama Caixeta | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
| Autor(es): dc.creator | Caletti, Ana Paula Morais | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:41:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:41:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18957 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117632 | - |
| Descrição: dc.description | The model of Didactical Sequence, theme of this paper, is associated with the researches about the acquisition of written language trough a systematic work, serving as pedagogical and organizer instrument of the reading and writing/rewriting activities of a certain discursive genre. From this perspective, it was decided to investigate the Textual Production work contained in schoolbooks, considering that these are important to the task of didactical transposition of the “new” theories of teaching by the teachers. The general objective of this work is, therefore, to reflect on the contributions of Didactic Books for the teaching-learning process of Textual Production guided by the Didactic Sequence method. Concerning to the methodology, the nature of the research is classified as applied research, being of exploratory character as to its objectives. The research object is formed by education proposal of text production contained in Schoolbooks of different collections an publishers, book A and book B, used in a private school, being respectively 5th and 6th grades by elementary school. To improve the analyses of these data, it was elaborated a chart based on a summary-board of the Dolz Didactical Sequence method, Noverraz e Schneuwly (2004),consisting of, therefore, a qualitative approach. The book A does not attend richly the teacher’s perspectives who intends to elaborate a situation of textual producing situation based on IDS, or more properly, the Didactical Sequence method. The book B, in its turn, shows necessary material to the elaboration of the Didactical Sequence method, in need just of a restructuration of the activities sequence. The stages Initial Presentation and Modules are richly satisfactory; the initial Production should be simpler while the final production should be more systematic objectifying to motivate the rewriting. The analyzed books can help in the textual producing teaching-learning process related to the Didactical Sequence method, since the teacher knows to evaluate and reorganize the activities to achieve this objective. The theory-methodological orientations present in the teachers’ issues dialogue with the Sociodiscursive Interacionism proposal. | - |
| Descrição: dc.description | O modelo de Sequência Didática, tema deste trabalho, está associado às pesquisas sobre a aquisição da língua escrita através de um trabalho sistemático, funcionando como instrumento pedagógico e organizador das atividades de leitura e de escrita/reescrita de um determinado gênero discursivo. A partir dessa perspectiva, decidiu-se investigar o trabalho de Produção Textual contido em Livros Didáticos, considerando que esses são importantes na tarefa de transposição didática das “novas” teorias de ensino pelos professores. O objetivo geral deste trabalho é, portanto, refletir sobre as contribuições de Livros Didáticos para o processo de ensino-aprendizagem de Produção Textual pautado pelo método Sequência Didática. Quanto à metodologia, a natureza da pesquisa é classificada como pesquisa aplicada, sendo de caráter exploratório quanto aos seus objetivos. O objeto de pesquisa é formado pelas propostas de produção textual contidas nos Livros Didáticos de coleções e editoras distintas, Livro A e Livro B, utilizados em uma escola particular, sendo respectivamente do 5º e 6º anos do ensino fundamental. Para melhor análise desses dados, foi elaborada uma tabela baseada em no quadro-resumo do método Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), constituindo-se, portanto, numa abordagem qualitativa. O Livro A, não atende plenamente às expectativas do professor que pretenda elaborar uma situação de aprendizagem de produção textual baseada no método Sequência Didática. O Livro B, por sua vez, apresenta material necessário para a elaboração do método Sequência Didática, precisando apenas uma reestruturação da sequência de atividades. As etapas Apresentação inicial e Módulos são plenamente satisfatórias; a Produção inicial deveria ser mais simples enquanto a produção final deveria ser sistematizada de forma a motivar a reescrita. Os livros analisados podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de produção textual relacionado ao método de Sequência Didática, desde que o professor saiba avaliar e reorganizar as atividades para atingir tal objetivo. As orientações teórico-metodológicas presentes nas edições dos professores dialogam com a proposta do Interacionismo Sociodiscursivo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textos - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Texts - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language and languages - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
| Título: dc.title | Sequência didática: uma análise de livros didáticos sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: