
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pires, Emerson Luis | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
| Autor(es): dc.creator | Borre, Mariane Rafaela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:40:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:40:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30019 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117539 | - |
| Descrição: dc.description | The demotivation of students in relation to their studies has been constantly influencing their teachers, about new teaching methodologies to reactivate students' interest. The discipline of chemistry is often judged erroneously, boring, difficult and complicated, especially when it comes to the student imagining its phenomena and the importance of the discipline in their lives. The traditional approach generally used by most teachers can be directly related to the judgment that students have regarding the subject. Therefore, the present work aims to present a proposal for a didactic sequence for the teaching of Batteries, with the prerogative of presenting a more attractive way for students to understand the content of electrochemistry. Through the present work, the objective was to make the student realize the possibility and importance of seeing chemistry in materials of their day to day and how they react with each other for the transformation of energy. | - |
| Descrição: dc.description | A desmotivação dos alunos em relação aos seus estudos, vem constantemente influenciando seus professores, no que diz respeito as novas metodologias de ensino com o intuito de reativar o interesse dos alunos. A disciplina de química muitas vezes é julgada de forma errônea, chata, difícil e complicada, principalmente quando se trata do aluno imaginar seus fenômenos e a importância da disciplina na vida dos mesmos. A abordagem tradicional geralmente utilizada pela grande maioria dos professores, pode estar diretamente relacionada com o julgamento que os alunos têm referente à disciplina. Sendo assim, o presente trabalho almeja apresentar uma proposta de sequência didática para o ensino de Pilhas, com a prerrogativa de apresentar uma forma mais atrativa para os alunos na compreensão do conteúdo de eletroquímica. Através do presente trabalho, objetivou-se fazer com que o aluno perceba a possibilidade e a importância de ver a química em materiais do seu dia a dia e como eles reagem entre si para a transformação de energia. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Método de projeto no ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Project method in teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
| Título: dc.title | O uso da “situação problema” como prática investigativa para o ensino de pilhas | - |
| Título: dc.title | The use of the “problem situation” as an investigative practice for the teaching of batteries | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: