Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tiepolo, Gerson Maximo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Vilson Roiz Gonçalves Rebelo da | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Leonardo Lehmann | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:40:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:40:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9870 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117538 | - |
Descrição: dc.description | Given the growing technology of electric cars, emerge the need to make them, in fact, zero emission vehicles, this fact may be possible when charge the batteries present in vehicles through a renewable energy source. This Course Conclusion Work aims to raise the requirements for deploying charging stations for electric vehicles, with the electricity being generated by photovoltaic systems connected to the grid in the city of Curitiba, with the power distribution company grid as a form of backup when there is not enough irradiation to make them work. Initially there are definitions of each technology, through historical introductions and then delimiting which are employed today. Follow is given a form of connection of the systems, becoming then a prediction of a fleet of electric cars that could be present in the city of Curitiba. The work finishes up by studying the feasibility of the system on technical issues (with verification of technological maturity and existence of rules and laws regulating) and economic (analyzing the costs and payback times). | - |
Descrição: dc.description | Tendo em vista o crescimento da tecnologia de carros elétricos, surge a necessidade de torná-los, de fato, veículos com emissões nulas, e que pode ser possível ao se recarregar as baterias presentes nestes veículos através de uma fonte renovável de energia. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo levantar os requisitos necessários para implantação de postos de recarga para veículos elétricos, com a energia elétrica sendo gerada através de sistemas fotovoltaicos conectados a rede elétrica de energia (SFVCR) na cidade de Curitiba, tendo a rede da concessionária de energia como forma de backup para momentos em que não haja irradiação suficiente para carregá-los. Inicialmente são apresentadas definições do que é cada tecnologia, passando por introduções históricas e em seguida delimitando quais são empregadas hoje em dia. Em seguida é determinada uma forma de conexão dos sistemas, fazendo-se em seguida uma previsão de uma frota de carros elétricos que poderia estar presente na cidade de Curitiba. Finaliza-se o trabalho estudando a viabilidade do sistema nos quesitos técnicos (com a verificação da maturidade tecnológica e existência de normas e leis regulamentadoras) e econômicos (analisando-se os custos e tempos de payback). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Eletrotécnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia elétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia - Fontes alternativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de energia fotovoltaica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric vehicles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric power | - |
Palavras-chave: dc.subject | Renewable energy sources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photovoltaic power systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Elétrica | - |
Título: dc.title | Requisitos para fornecimento de energia elétrica para recarga de veículo elétrico em Curitiba através de sistemas fotovoltaicos e concessionária de energia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: