Requisitos para fornecimento de energia elétrica para recarga de veículo elétrico em Curitiba através de sistemas fotovoltaicos e concessionária de energia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiepolo, Gerson Maximo-
Autor(es): dc.contributorSilva, Vilson Roiz Gonçalves Rebelo da-
Autor(es): dc.creatorBarros, Leonardo Lehmann-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:40:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:40:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9870-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117538-
Descrição: dc.descriptionGiven the growing technology of electric cars, emerge the need to make them, in fact, zero emission vehicles, this fact may be possible when charge the batteries present in vehicles through a renewable energy source. This Course Conclusion Work aims to raise the requirements for deploying charging stations for electric vehicles, with the electricity being generated by photovoltaic systems connected to the grid in the city of Curitiba, with the power distribution company grid as a form of backup when there is not enough irradiation to make them work. Initially there are definitions of each technology, through historical introductions and then delimiting which are employed today. Follow is given a form of connection of the systems, becoming then a prediction of a fleet of electric cars that could be present in the city of Curitiba. The work finishes up by studying the feasibility of the system on technical issues (with verification of technological maturity and existence of rules and laws regulating) and economic (analyzing the costs and payback times).-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista o crescimento da tecnologia de carros elétricos, surge a necessidade de torná-los, de fato, veículos com emissões nulas, e que pode ser possível ao se recarregar as baterias presentes nestes veículos através de uma fonte renovável de energia. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo levantar os requisitos necessários para implantação de postos de recarga para veículos elétricos, com a energia elétrica sendo gerada através de sistemas fotovoltaicos conectados a rede elétrica de energia (SFVCR) na cidade de Curitiba, tendo a rede da concessionária de energia como forma de backup para momentos em que não haja irradiação suficiente para carregá-los. Inicialmente são apresentadas definições do que é cada tecnologia, passando por introduções históricas e em seguida delimitando quais são empregadas hoje em dia. Em seguida é determinada uma forma de conexão dos sistemas, fazendo-se em seguida uma previsão de uma frota de carros elétricos que poderia estar presente na cidade de Curitiba. Finaliza-se o trabalho estudando a viabilidade do sistema nos quesitos técnicos (com a verificação da maturidade tecnológica e existência de normas e leis regulamentadoras) e econômicos (analisando-se os custos e tempos de payback).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Eletrotécnica-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia - Fontes alternativas-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de energia fotovoltaica-
Palavras-chave: dc.subjectElectric vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectElectric power-
Palavras-chave: dc.subjectRenewable energy sources-
Palavras-chave: dc.subjectPhotovoltaic power systems-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Elétrica-
Título: dc.titleRequisitos para fornecimento de energia elétrica para recarga de veículo elétrico em Curitiba através de sistemas fotovoltaicos e concessionária de energia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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