Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Alessandra Olympio de | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.creator | Guerrini, Daniel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:40:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:40:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32992 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117392 | - |
Descrição: dc.description | São necessárias adequações para a escola receber alunos com deficiência, as quais influenciam no processo de apropriação do espaço pelo aluno. O presente artigo é uma revisão bibliográfica que visa analisar a produção a respeito da influência do ambiente construído acessível das escolas no aprendizado de alunos com necessidades especiais. Faz se necessário o estudo da forma que ambientes acessíveis influem e contribuem na aprendizagem do aluno, como o aluno vivencia esse ambiente, para a garantia do seu bem-estar. Objetivando estabelecer a relação entre acessibilidade da escola, comportamento no espaço construído e o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com deficiência sob a ótica deautores como Kowaltowski, Pavão, Guidalli entre outros, os trabalhos analisados revelam uma marginalização do aluno com deficiência e que o tema dessa pesquisa é recente, e possui pouco material produzido. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Relação: dc.relation | Revista Educação, Cultura e Sociedade - RECS | - |
Relação: dc.relation | https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/8533 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | School buildings | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barrier-free design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Relação do espaço escolar acessível no aprendizado dos alunos com deficiência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: