
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6246-1246 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Armando Paulo da | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sestito, Camila Dias de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0176951751504724 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barros, Eliana Merlin Deganutti de | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0263644351545918 | - |
| Autor(es): dc.creator | Pires, Ricardo Lucas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:40:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:40:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34358 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117307 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha produto tecnológico: "Scribens Pro - Desenvolvimento da Escrita à Mão" | - |
| Descrição: dc.description | The development of writing is a complex process that encompasses the enhancement of fine motor skills, visual perception, and visual-motor integration, especially during the initial phase of literacy. This study emphasizes the role of educators and educational psychologists in monitoring the psychogenesis of written language. Early childhood educators play a crucial role in promoting literacy, requiring continuous training to improve their pedagogical practices. The educational environment, ranging from Early Childhood Education to Elementary Education, has a signifcant infuence on knowledge acquisition, although challenges such as school organization and established goals can divert educators’ focus from identifying learning progress or difculties. Recognizing the importance of literacy, educators must receive ongoing training to create environments conducive to the comprehensive development of students. The complexity of teaching many children to read and write requires educators to consider variations in alphabetic writing, incorporating psychological elements and cultural contexts. This study describes the development process of the Scribens Pro tool, which uses artifcial i ntelligence techniques and machine learning algorithms to facilitate historical recording and efcient identifcation of written language development in young children, aged four to seven years. The developed application assists early childhood educators in categorizing and identifying each child’s writing stage. | - |
| Descrição: dc.description | O desenvolvimento da escrita é um processo complexo que engloba o aprimoramento de habilidades motoras finas, percepção visual e integração visual-motora, especialmente durante a fase inicial de alfabetização. Este estudo enfatiza o papel dos pedagogos e psicopedagogos no acompanhamento da psicogênese da linguagem escrita. Educadores da primeira infância desempenham um importante papel na promoção da alfabetização, necessitando de formação contínua para aprimorar suas práticas pedagógicas. O ambiente educacional, abrangendo desde o Ensino Infantil até o Ensino Fundamental, exerce influência significativa na aquisição de conhecimento, embora desafios como a organização escolar e metas estabelecidas possam desviar o foco dos educadores na identificação do progresso ou dificuldades na aprendizagem. Reconhecendo a importância da alfabetização, os educadores devem receber treinamento contínuo para criar ambientes propícios ao desenvolvimento integral dos alunos. A complexidade de ensinar muitas crianças a ler e escrever demanda que os educadores considerem variações na escrita alfabética, incorporando elementos psicológicos e contextos culturais. Este estudo descreve o processo de desenvolvimento da ferramenta Scribens Pro que utiliza técnicas de inteligência artificial e algoritmos de aprendizado de máquina para facilitar o registro histórico e a identificação eficiente do desenvolvimento da linguagem escrita em crianças iniciantes, com idades entre quatro e sete anos. O aplicativo desenvolvido auxilia os educadores da primeira infância na categorização e identificação do estágio de escrita de cada criança. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Relação: dc.relation | https://sites.google.com/view/scribenspro/p%C3%A1gina-inicial | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Children - Writing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Written communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Título: dc.title | Sondagem da hipótese de escrita utilizando inteligência artificial | - |
| Título: dc.title | Exploring the writing hypothesis through artificial intelligence | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: