
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vinciguerra, Robson Willians | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3992629684506399 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araujo, Wilian Francisco de | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8064-2147 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7249767497977388 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Novaes, Barbara Winiarski Diesel | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7763-7777 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0374183564751938 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Malacarne, Maicon Felipe | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3525-1750 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2023613023940359 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araujo, Wilian Francisco de | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8064-2147 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7249767497977388 | - |
| Autor(es): dc.creator | Feiten, Viviane Vanessa Dohl | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:40:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:40:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35096 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117304 | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to use proof by mathematical induction as a didactic tool for teaching. The focus is on assisting teachers in explaining formulas and conjectures, promoting a deeper mathematical experience for students. We want students to question generalizations and become more analytical regarding the statements made. As a methodology, mathematical induction techniques will be employed to explain existing concepts and formulas, thus using mathematical induction as a formal tool that helps develop a precise understanding of mathematical concepts, which is crucial to avoid errors resulting from false generalizations. Finally, we will conclude by suggesting that the use of mathematical induction aims to provide students with a solid foundation and the ability to perform rigorous proofs before asserting any mathematical observation. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho visa usar a demonstração por indução matemática como ferramenta didática para o ensino. O foco é auxiliar o professor na explicação de fórmulas e conjecturas, promovendo uma experiência matemática profunda para os alunos. Queremos que os alunos questionem as generalizações e se tornem mais analíticos em relação às afirmações feitas. Como metodologia serão empregadas técnicas de indução matemática para explicar conceitos e fórmulas já existentes e, dessa forma, teremos a indução matemática como uma ferramenta formal que ajuda a desenvolver uma compreensão precisa dos conceitos matemáticos, sendo crucial para evitar erros derivados de falsas generalizações. Por fim, concluiremos sugerindo que o uso da indução matemática visa fornecer aos alunos uma base sólida e a capacidade de realizar demonstrações rigorosas antes de afirmar qualquer observação matemática. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indução (Matemática) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Números naturais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Induction (Mathematics) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Numbers, Natural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | O princípio da indução finita e sua aplicação na educação básica | - |
| Título: dc.title | The principle of finite induction and its application in basic education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: