Ensino de literatura afro-brasileira no curso de letras português da UTFPR: análise dos documentos norteadores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKominek, Andréa Maila Voss-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6561-081X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0756516385105893-
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-3046-7317-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3922087976096217-
Autor(es): dc.contributorKominek, Andréa Maila Voss-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6561-081X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0756516385105893-
Autor(es): dc.contributorGodoy, Maria Carolina de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-4016-3720-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0455778873749925-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Ronaldo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-1894-1944-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3869130149433615-
Autor(es): dc.creatorGustman, Jéssica Parizotto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:40:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:40:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30385-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117301-
Descrição: dc.descriptionThe Law 10.639 of 2003 established the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African history and culture in all stages of education, só teacher training needs to follow this demand and offer students the necessary qualification for the exercise of an education committed to combating racism in school. In this research, we sought to make a diagnosis of how the guiding documents of the course of Letras Português, Curitiba campus, of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Federal Technological University of Paraná) address the theme of ethnic-racial education, especially, in the case of a Letras course, how Afro-Brazilian literature is presented in the Political Pedagogical Project of the course and in the course syllabus. The results obtained indicate that Afro-Brazilian literature has not been deeply explored in the course and that its approach depends on the teachers’ personal initiatives. Based on that, we realize that there are many spaces within the course grid with the potential to offer the necessary qualification to the students, concluding that the course of Letras Português can be a space for the construction of resistance and anti-racist pedagogies.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionA Lei 10.639 de 2003 instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afrobrasileira e africana em todas as etapas de ensino. Assim, a formação de professoras precisa acompanhar tal demanda e oferecer às discentes a qualificação necessária para o exercício de uma educação comprometida com o enfrentamento ao racismo na escola. Nesta pesquisa, buscamos fazer um diagnóstico de como os documentos norteadores do curso de Letras Português, campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná abordam o tema da educação étnicoracial, especialmente – em se tratando de um curso de Letras – como a literatura afro-brasileira é apresentada no Projeto Político Pedagógico do curso e no seu ementário. Os resultados obtidos indicam que a literatura afro-brasileira não tem sido explorada de forma profunda no curso e que sua abordagem depende de iniciativas pessoais dos professores. A partir disso, percebemos que há muitos espaços dentro da matriz curricular com o potencial de oferecer a qualificação necessária às discentes, concluindo que o curso de Letras Português pode ser um espaço de construção de resistências e pedagogias antirracistas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura africana - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Participação no planejamento curricular-
Palavras-chave: dc.subjectGrupos étnicos - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAfrican literature - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian literature - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher participation in curriculum planning-
Palavras-chave: dc.subjectEthnic groups - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titleEnsino de literatura afro-brasileira no curso de letras português da UTFPR: análise dos documentos norteadores-
Título: dc.titleTeaching afro-­brazilian literature in the portuguese literature course at UTFPR: guiding document analysis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.