Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kominek, Andréa Maila Voss | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6561-081X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0756516385105893 | - |
Autor(es): dc.contributor | Matsuda, Alice Atsuko | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3046-7317 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3922087976096217 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kominek, Andréa Maila Voss | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6561-081X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0756516385105893 | - |
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Maria Carolina de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4016-3720 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0455778873749925 | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Ronaldo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1894-1944 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3869130149433615 | - |
Autor(es): dc.creator | Gustman, Jéssica Parizotto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:40:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:40:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30385 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117301 | - |
Descrição: dc.description | The Law 10.639 of 2003 established the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African history and culture in all stages of education, só teacher training needs to follow this demand and offer students the necessary qualification for the exercise of an education committed to combating racism in school. In this research, we sought to make a diagnosis of how the guiding documents of the course of Letras Português, Curitiba campus, of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Federal Technological University of Paraná) address the theme of ethnic-racial education, especially, in the case of a Letras course, how Afro-Brazilian literature is presented in the Political Pedagogical Project of the course and in the course syllabus. The results obtained indicate that Afro-Brazilian literature has not been deeply explored in the course and that its approach depends on the teachers’ personal initiatives. Based on that, we realize that there are many spaces within the course grid with the potential to offer the necessary qualification to the students, concluding that the course of Letras Português can be a space for the construction of resistance and anti-racist pedagogies. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | A Lei 10.639 de 2003 instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afrobrasileira e africana em todas as etapas de ensino. Assim, a formação de professoras precisa acompanhar tal demanda e oferecer às discentes a qualificação necessária para o exercício de uma educação comprometida com o enfrentamento ao racismo na escola. Nesta pesquisa, buscamos fazer um diagnóstico de como os documentos norteadores do curso de Letras Português, campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná abordam o tema da educação étnicoracial, especialmente – em se tratando de um curso de Letras – como a literatura afro-brasileira é apresentada no Projeto Político Pedagógico do curso e no seu ementário. Os resultados obtidos indicam que a literatura afro-brasileira não tem sido explorada de forma profunda no curso e que sua abordagem depende de iniciativas pessoais dos professores. A partir disso, percebemos que há muitos espaços dentro da matriz curricular com o potencial de oferecer a qualificação necessária às discentes, concluindo que o curso de Letras Português pode ser um espaço de construção de resistências e pedagogias antirracistas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura africana - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Participação no planejamento curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupos étnicos - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | African literature - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian literature - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher participation in curriculum planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic groups - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Ensino de literatura afro-brasileira no curso de letras português da UTFPR: análise dos documentos norteadores | - |
Título: dc.title | Teaching afro-brazilian literature in the portuguese literature course at UTFPR: guiding document analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: