
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcolla, Kelly Aparecida Tormes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:40:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:40:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20335 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117251 | - |
| Descrição: dc.description | Currently, it is considered education one of the sectors most important for the development of a nation. Young the basic education of e adult, as it considers the LDB, makes possible to educating to read, to write and to understand the national language. In this process, this modality of education the EJA, started to play activities of the knowledge and the construction of citizenship. The objective of this research was to raise the main reasons that the pupil takes to come back to the studies. A questionnaire was used for the survey, applied for a sample of 55 pupils of the State Center of Brazilian Education of Young and Adults of the city of Mediator. We evidence that 54.5% are of the masculine sex, 30.9% has age of 25 the 30 years and 76.4% are employees, and therefore it searchs in the study the maintenance of the job and qualification. The ones that had stopped to study 49% had been motivated by the work and 76.4% today come back to the school for the necessity of its work. As for the expectation of the studies the search for knowledge and to improve the quality of life, searching challenges in the work market, the percentage always kept above of excessively. One concludes that the motivation to search knowledge and the learning in its valuation, had gift in the majority of educating. | - |
| Descrição: dc.description | Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. A educação básica de jovens e adultos, como propõe a LDB, possibilita ao educando ler, escrever e compreender a língua nacional. Neste processo, essa modalidade de ensino a EJA, passou a desempenhar atividades do conhecimento e da construção de cidadania. O objetivo desta pesquisa foi levantar as principais razões que leva o aluno voltar aos estudos. Utilizou-se para o levantamento um questionário, aplicados para uma amostra de 55 alunos do Centro Estadual de Educação Brasileira de Jovens e Adultos da cidade de Medianeira. Constatamos que 54,5% são do sexo masculino, 30,9% tem idade de 25 a 30 anos e 76,4% estão empregados, e por isso busca no estudo a manutenção do emprego e qualificação. Dos que pararam de estudar 49% foram motivados pelo trabalho e 76,4% hoje voltam à escola pela necessidade de seu trabalho. No que se refere à expectativa dos estudos à busca por conhecimento e melhorar a qualidade de vida, buscando desafios no mercado de trabalho, o percentual sempre manteve acima dos demais. Conclui-se que a motivação de buscar conhecimento e o aprendizado na sua valorização, teve presente na maioria dos educandos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autodeterminação (Educação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem de adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivation in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student government | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adult learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos | - |
| Título: dc.title | Qual o maior incentivo para jovens e adultos voltar a estudar? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: