Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chang, Bruno Sens | - |
Autor(es): dc.contributor | Medjahdi, Yahia | - |
Autor(es): dc.contributor | Chang, Bruno Sens | - |
Autor(es): dc.contributor | Borba, Gustavo Benvenutti | - |
Autor(es): dc.contributor | Medjahdi, Yahia | - |
Autor(es): dc.contributor | Brante, Glauber Gomes de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Laiza de Lara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:39:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:39:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25749 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117202 | - |
Descrição: dc.description | O padrão de tecnologia de quinta geração (5G) para redes celulares tem sua camada física projetada para escalar uma ampla gama de novos serviços e paradigmas de conectividade. Estes novos serviços são classificados como Enhanced Mobile Broadband (eMBB), Ultra Reliability and Low Latency (URLLC) e Massive Machine Communication (mMTC). Para tornar isso possível, o novo padrão de rede de acesso tem sua numerologia flexível definida no Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP) Novo Rádio (NR). Enquanto isso permite a flexibilidade para diversos serviços serem enviados na mesma frequência de portadora, ou seja, serviços diferentes que compartilham a mesma banda, essa coexistência de múltiplas numerologias (ou serviços) induz a interferência ente numerologias (INI – Internumerology Interference), que deteriora o desempenho do sistema. Portanto, a ideia deste trabalho é apresentar um estudo e análise do estado da arte da numerologia mista no 5G, mostrando como o sistema de multiplexação por divisão ortogonal de frequência (OFDM – Orthogonal frequency division multiplexing) funciona para esses diferentes parâmetros de forma de onda que classificam uma determinada numerologia, a fim de alcançar a multiplexação de diferentes numerologias no domínio da frequência. O principal objetivo é de analisar a origem da interferência entre as numerologias e como isso impacta no desempenho do sistema, explicando os parâmetros envolvidos e também apresentar soluções inovadoras para gerenciar ou cancelar a INI. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Graduação em Engenharia Eletrônica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de comunicação móvel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de telefonia celular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiplexação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile communication systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cell phone systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiplexing | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Título: dc.title | Analysis of interference between numerologies in 5G | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: