
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Janete Santa Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Nigre, Alexandra Alves dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:39:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:39:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20934 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117142 | - |
| Descrição: dc.description | The subject of this paper is about "Children's Literature: art that nurtures reading, imagination and creativity," a research focusing the challenges of two projects performed in two local schools of Foz do Iguaçu city. It´s a proposal about the insertion of children's literature, seen as art, and its involvement with the artistic languages of theater and music in the elementary school. A study that presents significant practices strategies in the children's literature area, showing respect and appreciation for the literature art, therefore the records submitted are beyond of the small text, summaries, repetitive quizzes, small staging known by heart, music during the break, on commemorative dates and celebrations. Nowadays the relation between literary art, theater and music in the childhood is lagged, not because students do not like to read, sing and act, they turn on the TV, connect the games in the internet, dramatize, sing and dance all the time, however they are in touch with scenes and songs of the hits parades with themes unsuitable for children. Thus the projects "Making theater with literature" and " Singing stories" songs that tell stories, sing and enchant" take place with good quality proposals, because the importance of children's literature role and the artistic languages of theater and music in the children’s education need to be faced and worked with respect, they are expressions of art, that allow the reflection, socialization and transformation, rescuing the culture, expressing creativity, combining the cognitive aspect to the emotional, telling stories, singing the emotions and enchanting audiences. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática “Literatura Infantil: arte que nutre a leitura, imaginação e criatividade”, uma pesquisa com foco nos desafios de dois projetos desenvolvidos em duas escolas municipais da cidade de Foz do Iguaçu. Uma proposta frente à inserção da literatura infantil encarada como arte, e seu envolvimento com as linguagens artísticas do teatro e da música na escola do ensino fundamentos dos anos iniciais. Um estudo que apresenta estratégias de práticas significativas no campo da literatura infantil, apresentando respeito e apreciação pela arte da literatura, pois os registros apresentados vão além de pequenos textos, resumos, questionários repetitivos, pequenas encenações decoradas, música no recreio, nas datas comemorativas e festividades. Hoje a relação da arte literária, teatral e musical na fase infantil está defasada, não porque os alunos não gostam de ler, teatrar e cantar, eles ligam a TV, se conectam nos games, na net, dramatizam, dançam e cantam o tempo todo, porém, estão em contato com cenas e músicas das paradas de sucesso com temas impróprios para crianças. Assim os projetos “Teatrando com Literatura” e “Cantando Histórias: música que conta, canta e encanta” entram em ação com propostas de qualidade, pois a importância do papel da literatura infantil e as linguagens artísticas do teatro e da música na formação da criança precisam ser encaradas e trabalhadas com respeito, são expressões de arte que permitem a reflexão, socialização e transformação, resgatando a cultura, expressando criatividade, unindo o aspecto cognitivo ao afetivo, contando histórias, cantando as emoções e encantando plateias. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language and education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Theater | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Music | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | Literatura infantil: arte que nutre a leitura, imaginação e criatividade | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: