Guia de práticas para melhoria do gerenciamento de equipes de teste: estudo de caso na empresa XYZ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIshikawa, Eliana Cláudia Mayumi-
Autor(es): dc.contributorIshikawa, Eliana Cláudia Mayumi-
Autor(es): dc.contributorGóis, Lourival Aparecido de-
Autor(es): dc.contributorRanthum, Geraldo-
Autor(es): dc.creatorPereira, Bruna Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:39:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:39:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37447-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117119-
Descrição: dc.descriptionIn the current context of technological globalization, the quality of software has become crucial for the success of companies that develop it. In this sense, the testing phase plays a fundamental role, aiming to identify flaws and increase confidence in the product. The testing phase is more rigorous and time-consuming than other development stages. Therefore, it is essential for the management of the testing team to adopt a systematic approach to manage communication, conflicts, individual skills, and collaboration, in order to avoid wasted time and effort, as well as the occurrence of undetected errors. The objective of this study is to identify the challenges faced by the testing team at XYZ company and propose best practices to improve its management. To identify the challenges, an online questionnaire was administered to the testing team members. Based on the responses obtained and a literature review, a guide of best practices was created. Subsequently, to validate these practices in the specific context of the team, a supporting document was prepared to present the best practices, and a second questionnaire was administered to the team member responsible for task coordination and distribution. The positive evaluation of the recommendations indicates that these can help in managing the testing team in question. This study contributed to identifying the challenges faced by the testing team and recommending best practices. Although some recommendations are already in use, it is crucial to increasingly promote the adoption of best practices to strengthen this type of management.-
Descrição: dc.descriptionNo atual contexto de globalização tecnológica, a qualidade do software tornou-se crucial para o sucesso das empresas que os desenvolvem. Nesse sentido, a etapa de teste desempenha um papel fundamental, visando identificar falhas e aumentar a confiança no produto. A etapa de teste é mais rigorosa e consome mais tempo do que outras etapas de desenvolvimento. Desta forma, é fundamental que a gestão da equipe de teste adote uma abordagem sistemática para gerenciar a comunicação, os conflitos, as competências individuais e a colaboração, a fim de evitar desperdícios de tempo e esforço, bem como a ocorrência de erros não detectados. O objetivo deste estudo é identificar os desafios enfrentados pela equipe de teste da empresa XYZ e propor boas práticas para melhorar sua gestão. Para identificar os desafios, aplicou-se um questionário online aos membros da equipe de teste. Com base nas respostas obtidas e em uma revisão da literatura, foi criado um guia de boas práticas. Posteriormente, para validar essas práticas no contexto específico da equipe, um documento de apoio foi elaborado para apresentar as boas práticas e um segundo questionário foi aplicado ao membro da equipe responsável pela coordenação e distribuição das tarefas. A avaliação positiva quanto às recomendações indica que estas podem ajudar no gerenciamento da equipe de teste em questão. Este estudo contribuiu para a identificação dos desafios enfrentados pela equipe de teste e recomendação de boas práticas. Embora algumas recomendações já estejam em uso, é crucial promover cada vez mais a adoção de boas práticas para fortalecer esse tipo de gerenciamento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Informática-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware - Testes-
Palavras-chave: dc.subjectGrupos de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectPrática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectComputer software - Testing-
Palavras-chave: dc.subjectTeams in the workplace-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional practice-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleGuia de práticas para melhoria do gerenciamento de equipes de teste: estudo de caso na empresa XYZ-
Título: dc.titlePractice guide for improving test team management: case study at company XYZ-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.