Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Herden, Adriana | - |
Autor(es): dc.contributor | Herden, Adriana | - |
Autor(es): dc.contributor | Endo, André Takeshi | - |
Autor(es): dc.contributor | Marquesone, Rosangela de Fátima Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Benz, Beatriz Berto de Matos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:39:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:39:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36478 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117078 | - |
Descrição: dc.description | Context: This undergraduate thesis addresses issues related to exploratory tests and their forms of application. Generally, during exploratory tests (ET) there is no obligation to follow a script, being free navigation no software. A challenge for users with little experience in finding defects is related to not having an initial plan for an ET run. Objective: The main objective of this work is initial proportions for users with little experience in running exploratory tests to help find software defects. Method: The proposed method is composed of two phases: (i) applicability analysis and identification of alternative approaches for the initial plans with the ET and (ii) application of a survey with professionals from the testing area in order to observe the perception of the use of initial plans. Expected Results: It is expected that with the initial plan alternatives mentioned in this work, it will facilitate the ET execution process when the user has little experience in testing. | - |
Descrição: dc.description | Contexto: O presente trabalho de conclusão de curso aborda assuntos relativos à testes exploratórios (TE) e suas formas de aplicação. Geralmente, durante a realização de TE não existe a obrigatoriedade de seguir um script, sendo este de livre navegação no software. Um desafio para usuários com baixa experiência em encontrar defeitos está relacionado a não ter um plano inicial para a execução dos TE. Objetivo: O objetivo principal deste trabalho é propor o uso de planos iniciais para os usuários com baixa experiência na execução de TE a fim de ajudar encontrar os defeitos no software. Método: O método proposto é composto de duas fases: (i) análise de aplicabilidade e identificação de abordagens alternativas para os planos iniciais junto aos TE e a (ii) aplicação de questionário com profissionais da área de testes a fim de observar a percepção sobre o uso de planos iniciais. Resultados Esperados: Espera-se que com as alternativas de planos iniciais mencionados neste trabalho, facilite o processo de execução de TE quando o usuário possui baixa experiência em testes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Software | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade dos produtos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Testes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise funcional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of products | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Testing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functional analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE | - |
Título: dc.title | Investigando o uso de planos iniciais juntamente aos testes exploratórios | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: