Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pires, Emerson Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Emerson Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Winter, Lairton Moacir | - |
Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
Autor(es): dc.creator | Tomaz, Luana Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:39:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:39:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30871 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117024 | - |
Descrição: dc.description | Entropy is the number of possible combinaions of particulas that make up a system and that are compatible with the state of that system. It’s a subject that should be presented to the student in the second year of high school, which is a little explored branch of thermodynamics, and often presents a vague concept related toparameters suchas ordem, disorder andrandmness. In addition to it, teachers search for knowledge in the books, so that it will be transmitted to their students through the transposition of subject. The central objective of this project is to analyze how textbooks present the concept of entropy. It is proposed, therefore, to analyze how the books approach this content and how it is presented through pictures and examples. From this point of view, it can be seen that this subject ends up being little explored, and they try to relate it to the student's everyday life but without using its real meaning, bringing about incongruous and erroneous ideas. | - |
Descrição: dc.description | Entropia é o número das possíveis combinações de partículas que compõe um sistema e que são compatíveis com o estado desse sistema. É um conteúdo que deveria ser apresentado ao aluno do Segundo ano do ensino médio e é um ramo da termodinâmica pouco explorado e que muitas vezes apresenta um conceito vago relacionados a parâmetros como ordem, desordem e aleatoriedade. Somando-se a isso, os professores buscam nos livros o conhecimento que será repassado a seus alunos através da transposição do conteúdo. O objetivo central do trabalho é analisar como os livros apresentam o conceito de entropia. Propõe-se, assim, analisar como os livros abordam tal conteúdo e como este é apresentado através de figuras e exemplos. Sob essa ótica, percebe-se que este conteúdo acaba sendo pouco explorado, sendo que tentam relacioná-lo ao cotidiano do aluno, mas sem empregar seu real sentido trazendo ideias incongruentes e errôneas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Clareza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entropia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Termodinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks - Readability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entropy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thermodynamics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Apresentação do conceito de entropia em livros didáticos de uso corrente no ensino médio | - |
Título: dc.title | The apresentation of the entropy concept in hight school textbooks which are commonly used nowdays | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: