
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pichorim, Sérgio Francisco | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4380-7499 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5874071100916364 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pinho, Katia Elisa Prus | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3542-9283 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8556720111128355 | - |
| Autor(es): dc.contributor | França, Alana Caroline | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8785-2553 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1010605667656740 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pinho, Katia Elisa Prus | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3542-9283 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8556720111128355 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Serratto, Maria Regina Franke | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7696-0823 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1433257611920437 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pichorim, Sérgio Francisco | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4380-7499 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5874071100916364 | - |
| Autor(es): dc.creator | Mazur, Marlos João | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:39:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:39:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35442 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117021 | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to evaluate the educational effectiveness of the applications “RX – Posiciones Radiológicas” and “Radiologia Aplicada” in radiology training. To analyze the content of these applications, a comprehensive review of academic literature on radiographic positioning and an analysis of the applications for Android and iOS were conducted. Considering the impact of technological advancements and the importance of continued education, these applications emerge as valuable tools for learning and professional updating in the field. The research examines crucial aspects of the applications’ credibility, such as content accuracy, source transparency, clinical relevance, and platform usability. A detailed analysis of these factors provides a deeper understanding of the reliability of the available digital educational resources. The study also identifies gaps and challenges in evaluating credibility, due to the diversity of sources and lack of standardization in evaluation criteria. Strategies are proposed to enhance the reliability of educational content, ensuring that professionals have access to accurate and up-to-date information. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo visa avaliar a eficácia educacional dos aplicativos “RXPosiciones Radiológicas” e “Radiologia Aplicada” no treinamento de radiologia. Com objetivo de analisar o conteúdo desses aplicativos, foi realizado um levantamento abrangente da literatura acadêmica sobre posicionamento radiológico e uma análise dos aplicativos para Android e iOS. Considerando o impacto da evolução tecnológica e a importância da educação continuada. Em um cenário de avanço tecnológico, esses aplicativos se destacam como ferramentas valiosas para o aprendizado e atualização profissional na área. A pesquisa examina aspectos cruciais para a credibilidade dos aplicativos, como a precisão do conteúdo, a transparência das fontes, a relevância para a prática clínica e a usabilidade das plataformas. A análise detalhada desses fatores oferece uma visão mais profunda sobre a confiabilidade dos recursos educacionais digitais disponíveis. O estudo também identifica lacunas e desafios na avaliação da credibilidade, devido à diversidade das fontes e à falta de padronização nos critérios de avaliação. São propostas estratégias para melhorar a confiabilidade dos conteúdos educacionais, assegurando que os profissionais tenham acesso a informações precisas e atualizadas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Radiologia - Métodos de simulação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de arquivamento e comunicação de imagens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Radiologia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Radiology - Simulation methods | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Picture archiving and communication systems | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Radiology - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::RADIOLOGIA MEDICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Elétrica | - |
| Título: dc.title | Análise da credibilidade de conteúdo didático em aplicativos educacionais na radiologia | - |
| Título: dc.title | Analysis of the credibility of didactic content in educational apps in radiology | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: